25 de julho de 2025

Você já pensou nas coisas boas da menopausa?

Simone Madeira

Ginecologista
Publicado há 16 horas

Compartilhe:

Coisas boas da menopausa (Foto: Freepik)

É isso mesmo, caro leitor, você leu certo!

Existem coisas boas sobre a Menopausa, e eu te convido a quebrar paradigmas e refletir sobre elas. Não se apresentarão da mesma forma para mulheres em diferentes contextos e culturas, mas existem e podemos aprender a valorizá-las. Veja:

Você se livrou de “sangrar” (menstruar) todos os meses! Para algumas mulheres sangramentos intensos! Homens jamais imaginariam o significado disso ao longo da vida. E junto com o fim da menstruação, você se livra de cólicas e prejuízos recorrentes nas suas atividades profissionais e sociais. Adeus absorventes e analgésicos. Seu útero e ovários ficarão “adormecidos” agora na Menopausa. Adeus dor de ovulação, dismenorreia, cistos hemorrágicos, e de brinde a reposição hormonal na menopausa não precisa te fazer sangrar.

Você se livrou das oscilações hormonais! Durante a vida reprodutiva, da puberdade até a pré-menopausa você vive numa “gangorra hormonal” constante. Seu humor está sujeito a oscilações de acordo com a fase do ciclo, você é biologicamente programada todos os meses para engravidar. Após a ovulação, seu corpo é inundado de um hormônio “pro-gestacional”, a progesterona, e a Tensão pré-menstrual (TPM) é a expressão máxima desse período que antecede a menstruação. Nada disso vai existir na menopausa estabelecida. Você já cumpriu seu papel reprodutivo, não haverá “gangorra hormonal” e sua reposição hormonal seguirá um padrão diário constante daí para frente.

Você não precisa mais se preocupar com “Método Anticoncepcional”. Isso é muito libertador! Você tira esse peso da prática sexual e pode relaxar. O sexo será praticado por prazer, sem medo de engravidar, e também sem a pressão de ter que engravidar, como acontece com casais “tentantes”.

O sexo após a menopausa é mais consciente. Além de pleno e prazeroso, pode ter ganhos positivos, frutos da diminuição da cobrança, de mais aprendizado e autoconhecimento, sendo a reposição hormonal um coadjuvante importante.

E mais, você já não tem filhos pequenos para cuidar! Extraída toda a nobreza e romantismo da Maternidade, há que se admitir o esgotamento físico e mental de uma mãe no cumprimento dos seus afazeres diários, que em geral somam uma dupla ou tripla jornada de trabalho, além da responsabilidade e preocupação constante. Agora você pode dormir noites inteiras, sem acordar de madrugada para trocar fraldas, preparar o café, acordar os dorminhocos pra levar cedinho pra escola e mil outras atividades, tarefa de colégio e depois, à noite, cair de cansaço junto a eles na cama. Agora você curte as sementes plantadas e a amizade dos filhos crescidos, que maravilha!

Para muitas mulheres é tempo de mais estabilidade na carreira profissional, com a possibilidade de desacelerar da sobrecarga de trabalho do início da carreira. Você terá mais tempo para se dedicar a outros projetos que você sempre deixava de lado alegando “falta de tempo”.

A maturidade vai te proporcionar um autoconhecimento que não se aprende em nenhum manual. Agora há muito mais chance de você saber o que verdadeiramente importa para o prazer da sua mente e do seu corpo. Você acumulou experiencia ao longo dos anos para ver a vida com mais equilíbrio e serenidade e não precisa provar mais nada a ninguém. A maioria das mulheres nesta fase se sente mais livre de julgamentos e das cobranças da sociedade e de si mesma.

Você já teve tempo para construir fortes laços de afeto com pessoas importantes pra você, independente do próprio tempo e de eventuais distâncias físicas. Laços de afeto fortalecem o equilíbrio da maturidade.

Bem-vinda à Menopausa! Aqui a vida continua florescendo a cada dia.  Mas grande parte do prazer de ser feliz nesta fase depende de você: Cuide do seu corpo e mente, pratique atividade física regular, mesclando exercícios de força e aeróbicos, tenha uma alimentação saudável e sem excessos. Considere a possibilidade de reposição hormonal de forma segura e criteriosa. Cultive as amizades e alimente o espírito com aquilo que te faz feliz.  Há muito mais coisas boas nesta fase do que você imagina!

Profª Drª Simone Madeira – Ginecologista e Obstetra
CRM 1812-PI e RQE: 198

Leia também: