29 de julho de 2025

APPM monta gabinete de crise para atender municípios afetados pela seca no Piauí

O gabinete de crise possui representantes do Governo do Estado.

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado há 9 horas

Compartilhe:

Presidente da APPM, Admaelton Bezerra (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Ao menos 205 municípios do Piauí, dos 224, estão com situação de emergência vigente por seca ou estiagem. Segundo o presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Admaelton Bezerra (MDB), que é prefeito de São José do Piauí, foi montado um gabinete de crise com membros do Governo do Estado para tentar remediar a situação.

A situação de emergência permite aos municípios solicitar a assistência por carros-pipa, além de recursos federais para ações de resposta rápida, como abastecimento emergencial de água potável.

Em entrevista ao Portal ClubeNews, nesta terça-feira (29), Admaelton Bezerra afirmou que o objetivo é reforçar a assistência aos municípios com a união de esforços, envolvendo secretarias do Poder Executivo.

“É uma situação muito preocupante. O período pior da seca ainda está por vir. A gente montou um gabinete de crise, juntamente com o Governo do Estado e todas as suas secretarias, para que a gente possa trabalhar em conjunto para que as ações cheguem mais rápido nos municípios”, disse.

Em Fartura do Piauí, na região Sul do estado, o prefeito Orlando Costa (PT) solicitou ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para que o estado baiano dispusesse de uma rede de abastecimento para atender a cidade piauiense.

De acordo com Admaelton Bezerra, a ajuda destinada às cidades do Piauí ainda não é o suficiente para o tamanho da demanda.

“Já começaram a chegar os carros-pipa, cestas, básicas, rações para animais. Ainda está pouco, mas já está chegando. Eu acredito que nesses próximos dias a gente vá conseguir alcançar a nossa meta juntamente com o Governo do Estado e todos os secretários nesse gabinete de crise”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:

Prefeito de cidade do Piauí recorre ao Governo da Bahia para solucionar problema de falta d’água

Leia também: