29 de julho de 2025

Estagiários querem mais flexibilidade e autonomia, aponta pesquisa

A preocupação com a saúde mental também é destaque no estudo da Companhia de Estágios.

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado há 4 horas

Compartilhe:

Estagiária (Foto: Fecomércio-AP/Divulgação)

O número de estagiários no Brasil cresceu 37% em 2024, se comparado ao mesmo período do ano anterior. São quase 200 mil estagiários a mais de um ano para o outro e a perspectiva é de continuar crescendo em 2025. Foi o que mostrou a pesquisa “Perfil dos Estagiários e Candidatos a Estágio no Brasil” feita por uma das principais plataformas de estágio do país, a Companhia de Estágios.

O estudo aponta que o perfil dos estagiários está mudando e algumas preocupações são típicas das novas gerações que estão entrando no mercado de trabalho nos últimos anos. Um dos destaques da pesquisa é a busca dos estagiários por mais flexibilidade. A maioria revela que não quer somente a experiência profissional nas áreas em que estuda. Eles querem desenvolvimento profissional e priorizam empresas que oferecem treinamentos, mentorias e cursos para alavancar a carreira.

Outro fator que chama atenção no levantamento é a preocupação desse público com a saúde mental, principalmente em longo prazo. Um em cada dez estudantes enfrenta problemas emocionais relacionados ao estágio e, segundo eles, não recebem assistência do empregador. A pesquisa também destaca a importância das empresas criarem políticas de apoio e prevenção de doenças emocionais nos programas de estágio. Por último, o estudo aponta que os estudantes querem mais autonomia e liberdade para a tomada de decisões.

É importante perceber que a maior parte desses anseios das novas gerações no ambiente de trabalho passa por decisões de bons gestores comprometidos com a equipe e com o futuro destes profissionais. Afinal, o estágio pode ser a antessala de uma carreira brilhante.

Leia também: