
O prefeito Orlando Costa (PT), do município de Fartura – localizado no Sul do Piauí – recorreu ao estado da Bahia para tentar solucionar a problemática da falta de água na cidade. A região enfrenta uma estiagem severa desde 2024 e o abastecimento é feito com carro-pipa.
A falta de chuvas provocou a perda total da produção agrícola e ameaça o abastecimento de água para população e animais. A lagoa que deu nome ao município também secou completamente, aumentando o desabastecimento da região.
Orlando Costa se reuniu com o governador da Bahia, Jerónimo Rodrigues (PT), para tentar uma parceria com o estado vizinho. A estratégia é conectar a rede de abastecimento da cidade baiana de Campo Alegre de Lourdes, limítrofe ao município de Fartura.
“Ele veio aqui ver a possibilidade da gente poder estender a oferta de água de Campo Alegre de Lourdes, que está bem perto de Fartura, para a gente não poder pender em municípios que tem limites para proibir que municípios vizinhos e irmãos sofram com a falta d’água”, disse o governador.
De acordo com o governador, uma equipe técnica da Secretaria de Recursos Hídricos da Bahia foi encaminhada à cidade piauiense para avaliar a viabilidade do projeto. O prefeito Orlando Costa agradeceu à receptividade do governador.
“Só tenho a agradecer vocês, sua equipe de trabalho, sua equipe de política aqui na Bahia. Quero agradecer pela sua simplicidade. Nos recebeu aqui e quando você for a Fartura, nós vamos juntamente com o governador Rafael Fonteles”, disse o prefeito.
As operações da concessionária iniciaram no mês de junho, de forma gradativa, após a extinção oficial da Agespisa, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto.
LEIA MAIS
Vídeo: prefeito chora na TV ao falar sobre seca no Piauí
Após chorar devido à seca em Fartura do Piauí, prefeito cancela shows