
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), e prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), se reuniram na tarde de segunda-feira (28), no Palácio de Karnak. A pauta econômica foi o principal assunto discutido entre os gestores.
Entrou em discussão a recuperação de créditos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devidos ao município e a possibilidade de adesão do Governo do Estado ao programa de refinanciamento de dívidas, Refis 2026 previsto para o próximo exercício fiscal.
Em entrevista à imprensa, nesta terça-feira (29), Rafael Fonteles garantiu isonomia no tratamento com os prefeitos piauienses mesmo de campos políticos.
“Nós temos tido a postura de sempre cooperar com os municípios piauienses. É claro que essa sempre será a nossa política também com a capital. Há muito interseção das políticas públicas do estado com o município. Na área da Saúde, na Segurança Pública, na Educação, em todas essas áreas nós queremos cooperar com todos os municípios e claro também com a capital”, afirmou.
Segundo a Prefeitura de Teresina, “o encontro foi marcado por um diálogo construtivo e pela convergência de esforços entre as gestões estadual e municipal na busca por soluções que contribuam para a regularização de passivos tributários e o fortalecimento da cooperação federativa”.
As tratativas deverão ter continuidade nas próximas semanas, com a formação de grupos técnicos responsáveis por detalhar as medidas discutidas e propor encaminhamentos conjuntos.