4 de outubro de 2025

Museu do Piauí segue com exposição gratuita de animação em stop motion desenvolvida no próprio estado

Exposição gratuita estará à disposição do público até o próximo sábado (2).
Repórter
Publicado em 30/07/2025 16:20

Compartilhe:

Exposição será exibida até este sábado, 2 (Foto: divulgação)

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, localizado na Rua Areolino de Abreu, Centro/Sul de Teresina, recebe até o próximo sábado (2) a exposição gratuita do projeto [Re]levo, uma animação em stop motion desenvolvida no estado.

A mostra conta a história de Socorro, uma costureira de naturalidade cearense que migra para Teresina com o objetivo de alcançar novas oportunidades. A obra retrata diferentes fases da vida da personagem, desde a infância à juventude, passando pelo trabalho com costura.

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes está aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A animação conta com uma linguagem poética e artesanal, usando elementos do universo visual e narrativo do curta, como bonecas articuladas, maquetes de cenários, arquivos de pesquisa, desenhos, esboços, storyboards e protótipos que deram forma à obra.

Animação conta a história da costureira Socorro (Foto: divulgação)

De acordo com a organização, “[Re]levo propõe uma imersão sensível em um universo híbrido entre o concreto e o imaginário, o íntimo e o coletivo. A partir de uma perspectiva feminina, o projeto costura com delicadeza e força a singularidade de uma trajetória que ecoa tantas outras”.

Além disso, o público é convidado a conferir os bastidores do processo de criação e produção do curta-metragem com um documentário que será exibido no último dia de exposição.

Stop motion

É uma técnica de animação que cria a ilusão de movimento por meio da sequência de imagens de objetos estáticos, que são movidos ligeiramente entre cada foto. É como um flipbook gigante, onde a manipulação física dos objetos é a chave para a animação. 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: