4 de outubro de 2025

Tarifaço dos EUA: Rafael Fonteles diz que mercado asiático é mais importante para o Piauí

O Piauí é um dos cinco estados menos afetados pela sobretaxa de 50% imposta pelo país norte-americano.
Repórter
Publicado em 30/07/2025 09:51

Compartilhe:

Rafael Fonteles (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que o Piauí estima um prejuízo de R$ 32 milhões no setor de exportações com o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Apesar dessa possível perda financeira, o governador Rafael Fonteles (PT-PI) disse que o mercado asiático, neste momento, é o que mais interessa ao governo piauiense.

O Piauí é um dos cinco estados menos afetados pela sobretaxa de 50% imposta pelo país norte-americano. Rafael Fonteles não escondeu a preocupação com o momento de incerteza econômica entre o Brasil e os Estados Unidos.

“Nós temos uma preocupação, claro, porque o mercado americano é importante para o mercado brasileiro. No caso do Piauí, o mercado mais importante é o asiático. Não deixa de ser uma preocupação e torcemos para que o diálogo prevaleça e haja harmonia nessa relação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos”, disse.

Um dos setores mais impactados é o da produção de mel orgânico, que tem destaque no município de Picos (PI). Embora haja incertezas no mercado norte-americano, o Piauí celebrou recentemente a primeira exportação de mel da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) para o Japão.

Rafael Fonteles disse que vai aguardar uma solução para o conflito por intermédio do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

“Certamente, o presidente Lula e o ministro Alckmin, junto com todos que procuram contribuir para essa solução que é o caso do Consórcio Nordeste, vamos encontrar saídas para os exportadores do Piauí, Nordeste e Brasil”, concluiu.

LEIA TAMBÉM:

Piauí pode ter prejuízo de R$ 32 milhões com Tarifaço de Trump, prevê Confederação

Tarifaço de Trump preocupa produtores de mel do Piauí, que começam a exportar para o Japão

Produtores do Piauí propõem divisão de taxas e temem queda na produção após tarifaço do Trump

“Estamos buscando alternativas de mercado”, diz Wellington Dias após tarifaço de Trump

Exportação de 95 toneladas de mel é suspensa após anúncio de taxação por Trump

Rafael Fonteles condena tarifaço de Trump e defende “racionalidade e lucidez” dos EUA


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: