5 de agosto de 2025

Incêndio que atingiu área de de 85 km² no Sul do Piauí foi causado por ação humana, diz Defesa Civil

As chamas começaram na noite deste domingo (3) e continuam causando prejuízos.

Lays Viana

Repórter
Publicado há 1 dia

Compartilhe:

O incêndio que atingiu cerca de 85 quilômetros quadrados no Sul do Piauí pode ter sido provocado por ação humana, segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil. A suspeita é que o fogo tenha começado em fazendas da região, se espalhando rapidamente de Canto do Buriti a Pavussú. As chamas tiveram inicio ainda na quarta-feira (30) da semana passada e duram até essa segunda-feira (4).

A área afetada equivale a 11 mil campos de futebol. Agricultores de Pavussú tiveram suas plantações completamente destruídas. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente da cidade, Lourivane Costa da Silva, a rápida propagação do fogo ameaça outras propriedades, mesmo com a atuação das brigadas do Corpo de Bombeiros no combate às chamas.

Já teve moradores que perderam suas roças, que foram totalmente queimadas. Estamos com outro morador que tem uma roça próxima onde o fogo está se alastrando. Já tem aceiro, mas a gente está tentando para ele [fogo] não chegar porque tem gado e capim também. Então, nossa preocupação hoje são os moradores da comunidade e os prejuízos que eles possam vir a ter”, explicou.

O Corpo de Bombeiros e a Brigada de Incêndios enfrentam dificuldades para acessar a região, sendo necessário o uso de máquinas da Prefeitura para escavar o solo e abrir caminho para os veículos.

Incêndio em Pavussu (Foto: TV Clube)

De acordo com a secretária, a densa fumaça que se espalha já começa a afetar a população da zona urbana. Esta é a primeira vez que o município enfrenta uma situação dessa gravidade, com o fogo tendo início ainda na última quarta-feira (30), em Canto do Buriti.

“A gente sempre trabalhou com a questão de campanhas educativas, os moradores da zona rural não colocam fogo. A gente sempre vem conscientizando eles, explicando os riscos por conta dos ventos. É a primeira vez que a gente está vivenciando isso”, ressaltou a secretária.

Brigadistas combatem chamas

O Corpo de Bombeiros do Piauí se manifestou sobre o caso e informou que equipes atuam no combate às chamas com apoio da Prefeitura Municipal de Pavussú. A corporação alega que, para conter o fogo, foram mobilizados um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT), uma picape equipada com kit de combate a incêndios e carros-pipa.

Segundo relatórios preliminares o incêndio já se estende por aproximadamente 70 quilômetros, alcançando inclusive áreas próximas à zona urbana da cidade. O comandante do 5º GBM de Floriano, capitão Lucas Xavier, informou que os trabalhos das equipes devem continuar durante toda a segunda-feira (04), até que o fogo seja completamente controlado.

“Desde a noite de ontem nossas equipes estão trabalhando para conter as chamas, minimizar os danos ambientais e os riscos à comunidade da área atingida. A Prefeitura de Pavussú tem dado apoio com maquinário na região, e juntos estamos atuando no combate ao fogo”, afirmou o comandante.

O avanço rápido das chamas é impulsionado pelo vento forte e pela vegetação seca, características típicas da região neste período do ano. Até o momento, não há registro de feridos.

Leia mais:

Incêndio em área florestal de Pavussu se espalha e Defesa Civil emite alerta severo de evacuação

Leia também: