
Os vereadores Geovane Calafate (PSD), Luiz Carlos (PSD) e Arabela (PSD), de Caxingó (PI), tiveram seus mandados cassados, nesta quarta-feira (6), após reconhecimento de fraude à cota de gênero. O Portal ClubeNews procurou o PSD, mas não teve retorno até a publicação da matéria.
Segundo a sentença, assinada pelo juiz Arilton Rosal Falcão Junior, foi constatado que a candidatura de Cybele Rodrigues de Carvalho foi utilizada apenas para preencher o percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas.
Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), Cybele não fez propaganda, não movimentou recursos financeiros e nem participou de atos públicos para promover sua candidatura, que posteriormente foi substituída por Cândida dos Santos Franco.
“Há robustos indícios de que a candidatura de Cybele foi forjada, ausente qualquer propaganda, menção em redes sociais, movimentação financeira ou participação em atos públicos, o que demonstra falta de ânimo de concorrer ao cargo eletivo. A substituição por Cândida, ainda que formalmente válida, foi o mecanismo usado para esconder a burla”, destacou o MPE.
Além da cassação dos parlamentares, Cândida e Cybele foram declaradas inelegíveis pelo prazo de oito anos, a partir do ano de 2024.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
