13 de agosto de 2025

Chás anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e emagrecer rápido

Karoline Dayane

Nutricionista
Publicado há 1 dia

Compartilhe:

Chá anti-inflamatório (Foto: Freepik)

Certos chás podem ser excelentes aliados no processo de emagrecimento e na promoção da saúde de forma geral. Isso porque eles atuam acelerando o metabolismo e promovendo a eliminação de líquidos retidos.

Sofrer com a retenção de líquidos é uma situação comum que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade. A retenção causa mudança de peso pois o corpo acaba “segurando” água em excesso. Uma das formas de reduzir o inchaço provocado pela condição é por meio do consumo dos chás, que conseguem auxiliar quem deseja desinchar.

De acordo com a nutricionista Karoline Dayane, algumas dessas dicas podem ser milagrosas. “A ideia é aumentar o suporte de vitaminas, minerais, antioxidantes e anti-inflamatórios naturais que irão ajudar a potencializar a queima de gordura e que também irão ajudar na eliminação do excesso de líquidos, por isso, é fundamental ter um consumo regular”.

Confira abaixo cinco opções de chás que podem auxiliar a reduzir o inchaço:

CHÁ DIURÉTICO

  • 1 colher de chá de hibiscos
  • 1 colher de chá de cavalinha

Para 200ml de água usar 1 colher de chá da planta. Aquecer a água, até que comece a sair as bolhas do fundo da vasilha, depois despejar em cima das plantas, tampar e deixar de 8 a 10 minutos com a vasilha tampada, depois coar e ingerir logo em seguida.

As folhas do hibisco são capazes de promover a eliminação de líquidos. O hibisco também é rico em antioxidantes e flavonoides que auxiliam na circulação sanguínea. Já a cavalinha é uma planta com grande poder diurético e anti-inflamatório. O chá dessa erva ajuda na eliminação de líquidos do corpo, especialmente nas pernas e na região abdominal.

CHÁ TERMOGÊNICO

  • 1 canela em pau
  • 1 colher de chá gengibre em pedaço
  • 2 colheres de sopa de suco de limão

Para 200ml de água usar 1 colher de chá da planta. Ferver a água com o gengibre, limão e a canela em pau e deixe ferver por 5 minutos, com a vasilha tampada, desligar o fogo, e deixar mais 5 minutos, coar e ingerir logo em seguida.

Além de auxiliar no bom funcionamento do metabolismo e digestão, o gengibre também contribui para reduzir a retenção de líquidos. A raiz também colabora com a circulação sanguínea e no alívio das gases. “Fatores que muitas vezes contribuem para o inchaço abdominal”, destacou a nutricionista.

Leia também: