12 de agosto de 2025

Corujas resgatadas ainda filhotes em Teresina passam por treinamento para voltar à natureza

Essa etapa é fundamental para avaliar se estão aptas a serem devolvidas ao habitat natural.

Letícia Lima

Estagiária
Publicado há 3 horas

Compartilhe:

Quatro corujas-da-igreja, resgatadas ainda filhotes em março de 2025, passaram nesta terça-feira (12) por mais uma etapa do processo de reintrodução na natureza. Elas foram encontradas em um condomínio residencial em Teresina e são conhecidas popularmente como corujas-suindara, de nome científico Tyto furcata.

Corujas-da-igreja (Foto: Semah)

De acordo com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as aves passaram por treinamentos de voo e outras readaptações às condições de vida livre. Atualmente, elas estão no chamado corredor de voo, onde praticam a habilidade de voar e treinam seus instintos de caça e fuga. Essa etapa é fundamental para avaliar se estão aptas a serem devolvidas ao habitat natural.

Os animais chegaram ao centro ainda com penugem e totalmente vulneráveis. Receberam tratamento veterinário diário e permaneceram em quarentena. Um aspecto especial do processo de recuperação foi a “adoção” das pequenas corujas por aves adultas que já viviam no local, o que ajudou no desenvolvimento e no aprendizado dos filhotes.

Corujas resgatadas (Foto:Semarh)

Recomendações

A Semarh reforça que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas ou em situação de risco, a população deve acionar o BPA (Batalhão de Policiamento ambiental) ou o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), evitando contato direto com os animais, pois o contato envolve riscos físicos e sanitários aos humanos e aos próprios animais. 

Leia também: