
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreendeu nesta quinta-feira (21) balanças piratas que estavam sendo utilizadas nos mercados Central e do Parque Piauí, em Teresina, prejudicando consumidores.
Uma balança é considerada pirata quando possui informações em língua estrangeira ou não apresenta o selo de verificação do Inmetro. Durante a vistoria, os fiscais realizam testes de pesagem para identificar se o equipamento é falsificado ou regular.
No início da semana, cerca de 20 balanças também foram apreendidas na Nova Ceasa. A operação integra o Plano Nacional de Vigilância do Mercado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que está sendo realizado em todo o Brasil durante o mês de agosto.
Segundo o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, a fiscalização tem como foco as feiras livres de Teresina. “As balanças apreendidas no Mercado Central, no Parque Piauí e na Nova Ceasa não possuem modelo de aprovação do Inmetro. São balanças piratas e que estavam lesando o consumidor na hora da pesagem do produto, fazendo o consumidor pagar mais e levar menos”, explicou.
Em casos de irregularidades, o consumidor pode enviar denúncia, tirar dúvidas ou registrar reclamações por meio da Ouvidoria do Imepi, pelo telefone (86) 99456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!