25 de agosto de 2025

Prefeito Silvio Mendes decreta emergência na limpeza pública de Teresina

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado há 5 horas

Compartilhe:

Prefeito Silvio Mendes (Foto: Jonas Carvalho)

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), decretou situação de emergência na limpeza pública da capital piauiense, nesta segunda-feira (25). Seis empresas vão atuar na limpeza da cidade, além de uma cooperativa, que vai contratar um maior quantitativo de garis.

Em entrevista coletiva à imprensa, Silvio Mendes afirmou que o decreto vai permitir a contratação emergencial de mais de 60 caminhões, caçambas e garis, para reforçar a limpeza da cidade. As empresas, segundo o prefeito, deverão se apresentar ao Município para serem contratadas.

“Nós estamos decretando neste momento emergência na limpeza pública da cidade. Todo mundo sabe que as doenças são geradas a partir do acúmulo de lixo. A chuva está chegando e tem gente morrendo com dengue. A população está certa em reclamar por um serviço que não está recebendo”, disse.

Conforme o decreto, a remuneração das empresas que atuarão na limpeza acontecerá por meio de indenização administrativa, com base na medição da massa de resíduos sólidos coletados. Além disso, deverá ser apresentada uma planilha de custos compatíveis com os valores praticados no mercado.

O ex-vereador e representante dos caminhoneiros, Joninha, afirmou que não há um limite para o número de contratações. Segundo Joninha, o contingente contratado terá à disposição todos os benefícios trabalhistas.

“O tanto que precisar de caminhão e gari, de homens ou mulheres, a prefeitura está nos autorizando com esse decreto emergencial a proceder com a contratação. Todos notam que está uma calamidade e vamos cumprir essa missão”, declarou.

Assinatura do decreto (Foto: Jonas Carvalho)

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura divide limpeza urbana entre seis empresas como solução para crise do lixo em Teresina


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: