5 de outubro de 2025

Polícia Federal faz operação em cidade no Piauí contra esquema de garimpo ilegal

Estagiária
Publicado em 28/08/2025 15:00

Compartilhe:

Arma aprendida durante a operação Barões do Filão Polícia Civil (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A cidade de Regeneração (PI) foi um dos alvos da Operação Barões do Filão, deflagrada nesta quinta-feira (28) pela Polícia Federal contra uma organização criminosa envolvida no garimpo ilegal e em crimes como lavagem de dinheiro e exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Ao todo, a ação cumpre quatro mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. Além do município piauiense, as diligências também acontecem em Itaituba (PA), Novo Progresso (PA), Sinop (MT) e Porto Velho (RO).

Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de ativos financeiros e o sequestro de bens no valor de até R$ 74,1 milhões, quantia que corresponde à estimativa dos danos ambientais causados pelas atividades ilegais. 

As investigações tiveram início após fiscalizações em campo realizadas no garimpo conhecido como “Filão dos Abacaxis”, situado no interior do Amazonas. Na ocasião, cerca de 50 trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão. 

O local é considerado uma das áreas de mineração mais lucrativas da América Latina. Conforme a Polícia Federal, o garimpo era controlado por um proprietário que arrendava “poços” de extração a terceiros. 

Esses arrendatários contratavam trabalhadores para explorar minérios de forma ilegal, utilizando substâncias tóxicas como cianeto e causando graves impactos ao meio ambiente.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: