No primeiro episódio da segunda temporada do quadro “Movimento Você + Seguro” da Equatorial Energia Piauí, na Rádio ClubeNews, o executivo de segurança da Equatorial Energia, Marcos Túllio, alertou que as queimadas no Piauí têm causado aumento nos casos de falta de energia.
Segundo ele, no primeiro semestre de 2025, houve um crescimento de 43% nos casos de falta de energia associados às queimadas em comparação ao mesmo período do ano passado. “E se houver esse aumento em período que não é propício, imagine agora, que estamos chegando em um período mais quente, onde qualquer queimada pode se transformar em um incêndio de grande proporção”, destacou.
O executivo explicou que a situação é mais comum na zona rural, onde a vegetação seca favorece a propagação do fogo. Muitas vezes, incêndios começam com a queima de lixo doméstico ou de pequenos trechos de vegetação, mas podem sair do controle. “A temperatura natural por conta do incêndio provoca o dilatamento dos cabos e, dependendo da altura das chamas, esse cabo pode se romper. Em alguns trechos, isso pode desabastecer municípios inteiros”, alertou.
Marcos Túllio também ressaltou que a falta de energia afeta serviços essenciais, como hospitais, escolas e corpo de bombeiros, além de prejudicar a população em geral. Ele lembrou que a prática de queimadas sem controle é ilegal e tem impacto ambiental significativo.
O episódio completo do quadro está disponível no YouTube.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
