5 de outubro de 2025

Incêndios atingem bairros e comunidades rurais de Monsenhor Gil, assustando moradores: “Fogo nos quatro cantos da cidade”

Uma moradora relatou que o problema ocorre desde o inícioo da semana.
Repórter
Publicado em 29/08/2025 14:31

Compartilhe:

Incêndios de grandes proporções foram registrados nos últimos dias em diferentes bairros de Monsenhor Gil, distante cerca de 65 km de Teresina, assustando a população. Entre os afetados estão Piçarreira, Vila Rica, Portal dos Eucaliptos além da comunidade rural Boa Esperança.

Imagens feitas no local nesta sexta-feira (29) mostram os próprios habitantes trabalhando para conter as chamas. Uma moradora relatou à TV Clube que o problema tem ocorrido a semana inteira. “Fogo nos quatro cantos da cidade. De noite a fumaça cobre tudo na cidade”, disse.

Incêndios foram registrados em vários bairros (Foto: Colagem Portal ClubeNews)

O Corpo de Bombeiros ainda não atendeu a nenhuma das ocorrências recentes no município. A Assessoria de Comunicação do órgão informou ao Portal ClubeNews que está apurando o caso junto à Prefeitura.

Prefeitura de Monsenhor Gil se manifesta

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Monsenhor Gil, Flaviano Abreu, os incêndios começaram pequenos, mas já foram registrados quatro de grande proporção. Um deles teria sido causado por um curto-circuito em um poste na BR-316, que atingiu uma área de pastagem próxima ao bairro Portal do Zocaleito.

“Esse foi o que assustou a população e circulou muito nas redes sociais, realmente foi assustador”, disse.

Outro foco mais grave foi registrado na comunidade Boa Esperança, também às margens da BR-316, e chegou a ameaçar residências. Segundo o secretário, a situação exigiu o uso de carro-pipa e maquinário pesado para conter as chamas.

O gestor informou que já existem quatro boletins de ocorrência registrados e que a Polícia foi acionada para ajudar na investigação, pois há suspeita de incêndios criminosos. “A gente precisa dar uma resposta para a comunidade. Não é uma situação legal para o município e preocupa muito”, afirmou.

Ele também criticou a ausência de apoio do Corpo de Bombeiros em algumas chamadas e cobrou maior fiscalização do decreto estadual que proíbe queimadas no Piauí. Apesar do avanço das chamas, até o momento não houve registros de mortes ou famílias desabrigadas. Os prejuízos foram restritos a áreas de pastagem e vegetação nativa.

“Graças a Deus não tivemos perda de vidas nem de bens, mas seguimos em alerta. Hoje temos dois focos ativos, ambos na BR-316, um em Boa Esperança e outro próximo à comunidade Baixa Grande”, completou.

NOTA CORPO DE BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), informa que equipes foram mobilizadas na tarde desta sexta-feira (29), para prestar apoio no combate aos incêndios na cidade de Monsenhor Gil e região.

Ao chegar no local, e após apuração com a prefeitura do município, foi constatado pelos militares que o volume das chamas diminuíram significativamente, restando focos confinados em área de mata fechada, sem proximidade com residências. Diante da possibilidade de reignição do fogo, a situação do município segue sendo monitorada via contato com a prefeitura e através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

O Comando Operacional de Bombeiros do CBMEPI segue atento aos pedidos de apoio para combate à incêndios em todo o estado, e reforça seu compromisso com as ações operacionais através da integração de órgãos como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr) e Defesa Civil do Piauí, por meio da implantação de brigadas de incêndio e do mapeamento de áreas com maiores temperaturas e menores taxas de umidade relativa do ar.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: