A venda de cinco toneladas de mel para a merenda escolar da rede estadual do Piauí “chegou em um momento bom”, segundo o gerente comercial da Cooperativa Mista de Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi), Antônio Carlos. A cooperativa enfrenta queda de até 70% na produção após uma safra prejudicada pela estiagem, o que comprometeu contratos de exportação e reduziu o fluxo de caixa.
O mel será usado na alimentação de cerca de 178 mil alunos da rede estadual, nos meses de setembro e outubro. Ele vai substituir o açúcar refinado em receitas como bolos, vitaminas e saladas de frutas.
A iniciativa deve reforçar o caixa das cooperativas até o fim do ano, época em que as vendas costumam cair — e que, em 2025, foram ainda mais baixas. A primeira entrega simbólica aconteceu no sábado (31), em Uruçuí, durante o lançamento da parceria.
Para Antônio Carlos, o principal problema não foi o aumento de 50% nas tarifas de exportação dos Estados Unidos, mas sim a estiagem. “O que preocupou mais que a tarifa foi o inverno. Não tivemos chuva na região. Algumas em janeiro e outras chuvas de pouco volume em lugares diferentes, no final de fevereiro e começo de março, e depois nada”, afirmou.
A produção caiu entre 60% e 70%, segundo o gerente. “A expectativa era de 8 a 10 contêineres vendidos para os EUA e só conseguimos um por causa da chuva que não teve. Tínhamos contratos para cumprir e tivemos que declinar por falta de mel”, explicou. Ele afirmou que o estoque atual será destinado ao mercado interno.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
