
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), saiu em defesa da implementação do reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2026. A proposta tramita na Câmara de Teresina desde o início do mês de setembro.
Em entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (8), Silvio Mendes disse que a taxa vai permitir maior justiça social à população da cidade. Cerca de 150 mil imóveis terão os valores reajustados para o próximo ano.
“Quem tem menos, não pague ou pague menos. Quem ganha mais, por favor, compreenda que a cidade precisa de educação, saúde, limpeza melhores. Como governo nenhum gera riqueza, temos que arrecadar da população para empregar naquilo que a população reclama. O IPTU é uma receita importante”, defendeu.
O valor do IPTU é calculado com base na Planta de Valores Genéricos (PVG). A matéria foi aprovada em 2024, mas só foi publicada em 2025. A Prefeitura de Teresina encaminhou um projeto à Câmara Municipal para modular os efeitos da atualização.
Segundo Silvio Mendes, apesar do reajuste gradual, o IPTU também será isento para 129 mil teresinenses, com a ampliação da faixa de isenção para imóveis avaliados em até R$ 130 mil.
“Quando se colocou que 129 mil imóveis não pagarão o IPTU, para mim é simpático. Eu acho importante que nós, que Deus nos deu a oportunidade de ganhar um pouco mais, tem que pagar. No casa dos vereadores, cabe investigar se essa aplicação está correta e fiscalizar o bom emprego do dinheiro público”, concluiu.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
