
O presidente da Câmara Municipal de Teresina (CMT), Enzo Samuel (PDT), descartou a possibilidade de antecipar as eleições para a escolha do seu sucessor como Chefe do Poder Legislativo da capital. Enzo Samuel foi reeleito em janeiro para o biênio 2025/2026 e não poderá concorrer novamente ao posto.
A escolha está prevista para acontecer logo após as eleições gerais de 2026 e vai contar com o voto dos 29 vereadores da Câmara. O futuro presidente comandará a Câmara Municipal no biênio 2027/2028, podendo ser reeleito pelo mesmo período.
Até o momento, dois vereadores aparecem como possíveis candidatos: Gustavo de Carvalho (PT), que atualmente está licenciado para exercer a função de Coordenador Estadual de Desenvolvimento dos Territórios, e Bruno Vilarinho (PRD), atual líder do prefeito na Câmara.
Para Enzo Samuel, a definição só ocorrerá no próximo ano por meio da deliberação da maioria dos parlamentares. “Não, nós fizemos alteração do regimento [para evitar a antecipação da eleição]. A eleição vai acontecer no ano da eleição. Essa é uma escolha dos 29 vereadores. Não existe o grupo do Enzo. É uma escolha dos vereadores”.
Questionado sobre o possível interesse em concorrer à cadeira de presidente, Bruno Vilarinho – que em janeiro abdicou da disputa para apoiar Enzo Samuel – disse que está focado em manter a comunicação entre os Poderes Executivo e Legislativo.
“No próximo ano, teremos duas eleições: as gerais e as para a mesa diretora. A gente vai participar dessas discussões. Eu acredito que com muito diálogo não haverá uma eleição e sim um consenso”, disse.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
