2 de novembro de 2025

“Situação precária”: moradores reclamam de falta de água constante em Floriano e Barro Duro

Para contornar a situação, alguns chegaram a improvisar caixas térmicas como reservatórios.
Réporter
Publicado em 10/09/2025 17:14

Compartilhe:

Moradores de Floriano, no sul do Piauí, têm enfrentado constantes problemas com a falta de água, especialmente durante os períodos de baixa umidade. Para contornar a situação, alguns chegaram a improvisar caixas térmicas como reservatórios.

A dona de casa Bete Silva relata as dificuldades que tem vivido nos últimos dias e afirma que precisa madrugar para conseguir água.

“Nos últimos dias tem sido bem precária a situação. Quem quiser pegar um pouco de água tem que madrugar. Na sexta-feira eu consegui água às 3h40 da manhã e, às 4h15, já não tinha mais. Só deu para encher quatro garrafas”, disse Bete.

A escassez de água tem afetado diretamente a rotina dos moradores, principalmente durante os dias mais quentes. O aposentado Raimundo Silva é um dos que sofrem com o problema, que de acordo com a população, é frequente no município.

Eu quero tomar banho e não tem água. É muito triste porque está fazendo muito calor, principalmente neste mês de setembro”, lamenta Raimundo.

Raimundo Silva (Foto:Tv Clube)

Há dias, a falta de água tem sido um problema grave para os moradores dos bairros mais altos da região central de Floriano. Sem outra alternativa, a população tem recorrido a carros-pipa e até improvisado caixas térmicas para armazenar água.

Mesmo pagando regularmente as contas, os moradores afirmam que não recebem o abastecimento como deveriam. A situação gera revolta e sensação de abandono, como relata o autônomo Maicon Antônio.

“Isopor, cooler. Tudo que tinha a gente teve que colocar para se abastecer, porque não tem condições. Conta de água não falta não, e vem caro, mas não entendo por que não usamos”, desabafa Maicon.

Maicon Antônio (Foto:Tv Clube)

Segundo Marinalva Lopes, presidente da associação do bairro Vila Leão, a falta de água tem prejudicado escolas, comércios e causado transtornos nas residências. A região é abastecida pelo reservatório do bairro Sambaíba, mas até mesmo moradores próximos reclamam da escassez.

“Os estudantes estão sendo atingidos, pois vêm para a escola e não tem aula o dia todo porque não tem água. A gente procura a empresa e eles falam apenas que estão resolvendo”, disse Marinalva.

A região é abastecida pelo reservatório localizado no bairro Sambaíba

Em nota, a empresa Águas do Piauí informou que dois vazamentos foram registrados na região do Planalto Sambaíba no início da semana. A manutenção foi anunciada com previsão de conclusão até as 22h de segunda-feira. O abastecimento deveria ser retomado na terça-feira, mas, nas áreas mais altas, como a Vila Leão, foi necessário o envio de carros-pipa. Segundo a empresa, o fornecimento começou a ser restabelecido de forma gradual na quarta-feira (10).

Falta de água em Barro Duro

Moradores de Barro Duro, no interior do Piauí, também enfrentam constantes problemas com a falta de água. Segundo uma moradora que preferiu não se identificar o abastecimento tem sido irregular e afeta toda a cidade.

Estamos desde a semana passada sem o fornecimento de água durante o dia, mas quando chegava por volta das 19h chegava. Só que hoje está com mais de 48 horas que não chega água de jeito nenhum”, relata a moradora.

A moradora afirma que entrou em contato com a empresa Águas do Piauí, que informou que o abastecimento seria retomado na terça-feira, após as 20h. No entanto, até o momento, a água não voltou. Ao retornar o contato com a central de atendimento, foi informada de que não há nenhuma ordem de serviço registrada para o município.

Confira a nota na íntegra:

A Águas do Piauí informa que, conforme cronograma previamente anunciado, está realizando a limpeza de poços que abastecem a cidade de Barro Duro. O serviço, que deve ser concluído nesta quarta-feira (10), tem como objetivo melhorar a qualidade da água fornecida para a população, ampliar a capacidade de produção e distribuição do sistema de abastecimento, sobretudo para amenizar os efeitos da estiagem.

Durante a realização das melhorias, o fornecimento de água à população fica temporariamente comprometido e, para reforçar o abastecimento emergencial, a empresa está disponibilizando quatro caminhões-pipa na cidade. Estas intervenções foram comunicadas previamente, por meio das redes sociais e do site aguasdopiaui.com.br, da imprensa local e do Programa Afluentes, que garante diálogo direto com o poder público e a comunidade beneficiada pela ação.

A empresa reforça a importância de que os moradores, ao serem informados sobre a programação em seus bairros, façam a reservação de água para atender as necessidades diárias durante o período da intervenção. Situações emergenciais podem ser registradas pelo número 0800 223 2000, disponível para ligações ou mensagens no WhatsApp, ou através do aplicativo Águas App – ambos funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: