
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) declarou situação de emergência em duas pontes da BR-402, que liga o litoral do Piauí ao Maranhão, devido ao risco de rompimento. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (11).
As estruturas com problemas estão localizadas sobre os rios Camurupim e Ubatuba. Segundo relatório do órgão, foi constatada corrosão avançada em pilares, vigas e lajes.
De acordo com o Dnit, a situação representa risco à população que utiliza a rodovia, já que as pontes não apresentam mais condições de garantir estabilidade.
A intervenção imediata foi recomendada por uma equipe de engenharia após vistoria técnica. Diante da urgência, o Dnit está autorizado a contratar obras emergenciais com dispensa de licitação.
Dnit se manifesta
O DNIT/PI esclareceu, em nota, que a decretação de situação de emergência nas pontes sobre os rios Camurupim e Ubatuba, na BR-402/PI, tem como objetivo acelerar a contratação de serviços para corrigir problemas estruturais identificados após três licitações fracassadas.
Apesar do alerta, as pontes não estão interditadas e a trafegabilidade será mantida com medidas paliativas, como restrição ao tráfego pesado, controle de velocidade e monitoramento contínuo. O órgão informou ainda que a previsão é concluir os serviços em até seis meses, restabelecendo a confiabilidade das estruturas e garantindo a segurança dos usuários.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!