
A estudante da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Josielly Figuerêdo, de 19 anos, nomeou um asteroide em homenagem à capital piauiense, batizando-o de “Teresina”. A jovem, aluna do curso de Física e integrante de um clube de astronomia, teve o reconhecimento feito pelo Minor Planet Center, da Universidade de Harvard.
O asteroide, inicialmente identificado como 2023 QY16 e descoberto pelo observatório Mount Lemmon Survey, recebeu oficialmente o nome de (792972) Teresina após a escolha da estudante.

Josielly também participa do programa Caça Asteroides, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a agência espacial americana Nasa.
Em sua conta no Instagram, a estudante compartilhou a novidade com os seguidores e explicou a escolha do nome.
“Com vocês, o asteroide (792972) Teresina, representando nosso município e o Piauí. Agradeço demais pela oportunidade e parabéns ao Mount Lemmon Survey por mais uma belíssima descoberta!”, escreveu.
A jovem possui ainda outro asteroide em análise, o 2022 QA 131. Caso seja confirmada a descoberta, Josielly poderá escolher a denominação desse corpo celeste também.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
