
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quarta-feira (17), a urgência para a votação do projeto de anistia a condenados por atos golpistas. A medida recebeu 311 votos favoráveis e 163 contrários, além de sete abstenções.
A bancada federal do Piauí, composta por 10 deputados federais, ficou dividida durante a votação. Votaram favoráveis somente os deputados federais Átila Lira (Progressistas), Júlio Arcoverde (Progressistas) e Jadyel Alencar (Republicanos).
Na sua justificativa, em publicação nas redes sociais, Júlio Arcoverde afirmou que a anistia “é um instrumento legítimo da democracia” e pontuou a que a pauta representa “anseios do país”.
“Votei sim pela urgência da Anistia. Agora, vamos trabalhar para que o texto avance com diálogo e responsabilidade. A anistia é um instrumento legítimo da democracia e essencial para virarmos a página. Com o tema em plenário, construiremos um Projeto de Lei que represente os anseios do país e permita avançar em outras pautas urgentes para o Brasil”, afirmou.

Com a urgência, a proposta ganha aceleração para a tramitação do texto. Assim, a matéria não precisará passar pelas comissões temáticas e pode ser votada de forma direta em plenário. O texto que entrar em vigor, entretanto, ainda não está definido.
O texto-base utilizado pelos parlamentares é de autoria do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que dispõe de anistia para “todos os que participaram de manifestações com motivação política e/ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços e publicações em mídias sociais e plataformas, entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta lei”.
“O trabalho desta presidência, em o requerimento sendo aprovado será construir, com o futuro relator, um trabalho que traga ao país a pacificação”, justificou o presidente Hugo Motta (Republicanos) ao pautar a anistia.
Fonte: com informações do g1
LEIA TAMBÉM:
Todos os deputados do Piauí votaram a favor da PEC que protege parlamentares contra ações da Justiça
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
