
O secretário de Fazenda do Piauí (Sefaz), Emílio Júnior, disse que a prioridade do Governo do Estado nos meses finais de 2025 será o pagamento do 13° salário dos servidores e manutenção dos vencimentos mensais em dia. O Poder Executivo pausou investimentos neste ano para evitar possíveis atrasos salariais. Confira o calendário de pagamento dos salários aqui.
A Comissão de Gestão Financeira do Governo se reuniu na quarta-feira (24) e deliberou o adiamento da aplicação de recursos para aliviar a folha de despesas do estado. Os gastos aumentam, de acordo com Emílio Júnior, sempre aos finais de cada ano.
“A gente já faz uma análise, porque no último quadrimestre é quando você tem uma das despesas maiores do estado, que é o pagamento do 13° salário e os abonos. Nesse momento, a Comissão de Gestão Financeira do Estado se reuniu e adiamos alguns investimentos, algumas ações de custeio que possam ser colocadas para o próximo ano”, disse.
Em novembro de 2024, o governador Rafael Fonteles (PT) determinou o corte salarial de 15% nos contracheques de secretários e servidores comissionados que ganhavam acima de R$ 4 mil. A situação foi mantida pelos três meses seguintes.
De acordo com Emílio Júnior, o orçamento previsto para 2026 não deverá contemplar todas as demandas requeridas pela população e disse que o cenário cobrado, com a implementação de mais melhorias, seria uma “utopia”.
“Dá para fazer as coisas e resolver os problemas da segurança, por exemplo? Muitas vezes é uma questão de utopia quando a gente fala isso no serviço público, porque cada vez mais a população cobra melhorias. Por mais que você melhore a segurança, a população cobra mais melhorias. Vai ser mais um ano de planejamento. Essa peça orçamentária vem com as projeções de 2026 e 2027 também”, concluiu.
LEIA TAMBÉM:
“Cortar na própria carne”, diz Fonteles sobre redução salarial
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
