
Em nova decisão envolvendo a eleição para vereador na cidade de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí, o juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas cassou todos os nove candidatos do Partido dos Trabalhadores. Três deles: João Pedro Carvalho dos Santos, Luciano de Araújo Silva e José Eliveudo Sousa Damasceno estão no exercício do mandato. A chapa é acusada de fraude a cota de gênero.
Pelo mesmo motivo, o magistrado já havia cassado, na semana passada, a chapa de oposição, composta por candidatos a vereador do Partido Solidariedade. Os vereadores eleitos Francisco Denes Monteiro de Brito, Francisco José Silva Veras e Wagner Zanata Sousa Lopes foram atingidos pela decisão.

As decisões são baseadas em denúncias que apontam fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024, ou seja, a chamada “candidatura laranja”.
A candidata petista, Tercia Cristina Ribeiro, obteve apenas 4 votos e não teria demonstrado a realização de atos de campanha eleitoral. Além da cessação, o juiz decidiu anular todos os votos da chapa e pela inelegibilidade por 8 anos dos implicados.
Os vereadores ainda podem recorrer da decisão. Especialistas em Direito Eleitoral ouvidos pelo blog avaliam que caso a decisão seja mantida, haverá nova eleição para vereador no município de Cajueiro da Praia.
Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui!
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
