A rede de apoio à saúde mental foi ampliada em Teresina-PI visando atender um maior número de pacientes e reduzir os casos de suicídio na capital. A gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luanna Bueno, contou À TV Clube que neste ano as vagas de consultas em psiquiatria foram aumentadas em 90%.
O atendimento psicológico também foi reforçado. De acordo com Luanna, os ambulatórios dobraram a oferta de consultas. Os moradores podem pedir atendimento especializado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) espalhadas pelos bairros.
O tratamento pode ser feito na própria UBS, em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou em ambulatórios especializados. Casos mais graves, como comportamentos suicidas, são encaminhados ao serviço Pró-Vida.
“A UBS é a porta de entrada e os profissionais estão preparados para receber essa demanda, e eles é quem vão regular se aquele paciente pode ser tratado na UBS. Se for, ótimo, ele vai ser tratado no território. Se não, ele vai ser encaminhado para um Caps ou ambulatório de saúde mental porque o Caps é porta aberta também”, explicou a gestora.
Teresina conta com sete unidades dos Caps, distribuídas por todas as regiões da cidade. Luanna alertou que faltar à consulta marcada atrasa o atendimento de outras pessoas que aguardam na fila.
“Existe uma demanda real, as pessoas estão mais preocupadas com saúde mental. Quando a pessoa falta, ela vai precisar reagendar e isso faz com que acarrete no aumento da fila. Mesmo sem termos o financiamento do Ministério da Saúde para o ambulatório de saúde mental, nós ampliamos a equipe de profissionais para dar conta da demanda e atender da melhor forma a população”, frisou.
Para agendar consulta nos Caps, é preciso apresentar documento pessoal (ou do responsável) e comprovante de residência.
Veja onde buscar ajuda:
- Emergências: 192
- Centro de Valorização da Vida (CVV): 188
- Pró-Vida: Rua Álvaro Mendes, 1557, Centro. WhatsApp: (86) 99577-1567
Leia Mais:
Mães que perderam filhos para o suicídio em Teresina transformam dor em acolhimento
Ipê Amarelo se torna árvore símbolo da prevenção ao suicídio no Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
