
O secretário de Fazenda do Piauí (Sefaz), Emílio Júnior, afirmou que as contas do Estado estão “fortalecidas e equilibradas” conforme o parâmetro estabelecido pelo Tesouro Nacional. O Piauí atingiu nota B+ no indicador com afere a Capacidade de Pagamento (Capag) da gestão pública.
A nota B é atribuída a entidades que demonstram uma boa saúde financeira, permitindo que sejam elegíveis para novos empréstimos com garantia da União. Somente em 2025, o Piauí contratou cerca de R$ 11 bilhões em operações de crédito.
Em entrevista ao Portal ClubeNews, nesta segunda-feira (29), Emílio Júnior disse que os dados são referentes ao ano de 2024 e que o estado piauiense atingiu a nota pelo segundo ano consecutivo.
“Você ter o conceito B na Capag significa a rigor que o estado até o ano de 2024 com todos os seus indicadores de maneira fortalecida e equilibrada dentro do parâmetro criado pelo Tesouro Nacional. A gente agradece mais uma vez a equipe da contabilidade por esse conceito alcançado”, comenta o secretário.
O estudo feito pelo Tesouro Nacional avalia três indicadores:
- Nível de liquidez do estado (capacidade de converter seus ativos em dinheiro para cumprir obrigações);
- Poupança corrente;
- Obrigações emergenciais.
LEIA TAMBÉM
Emílio Júnior garante repasse do 13° salários dos servidores em 2025; veja calendário de pagamento
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
