3 de outubro de 2025

Instituto Federal abre edital com 4.280 vagas para cursos técnicos no Piauí; confira datas

A prova do Exame Classificatório acontecerá em 7 de dezembro, com 30 questões de Língua Portuguesa e 30 de Matemática
Estagiária
Publicado há 3 horas

Compartilhe:

Ifpi abre edital com mais de 400 vagas (Foto:reprodução)

O Instituto Federal do Piauí divulgou nesta sexta-feira (03) o edital com oferta de 4.280 vagas para cursos técnicos. As inscrições iniciam no dia 6 de outubro e podem ser feitas até 3 de novembro. Clique aqui e confira o edital na integra.

Serão oferecidos três tipos de cursos: Integrado para quem vai começar o Ensino Médio em 2026; Concomitante para quem já está cursando o Ensino Médio e quer fazer apenas um curso técnico; Subsequente: para quem já completou o Ensino Médio e quer fazer apenas um curso técnico. 

As vagas estão distribuídas nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Dirceu, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.

A prova do Exame Classificatório acontecerá em 7 de dezembro, com 30 questões de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final do processo seletivo está previsto para 14 de janeiro de 2025.

Para se inscrever basta acessar o site do Instituto Federal do Piauí na aba de processo seletivo. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto para pagamento da taxa no valor de 20 reais, que poderá ser pago em qualquer banco, instituição financeira habilitada ou por meio de PIX.

ISENÇÃO DA TAXA

Os candidatos que pertencem à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional, poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição, de 6 a 20 de outubro, em selecao.ifpi.edu.br.

HETEROIDENTIFICAÇÃO

Candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas para uso de cotas deverão obrigatoriamente realizar o procedimento de heteroidentificação, seguindo as orientações do edital. O candidato que não realizar o procedimento ou tiver o procedimento indeferido será automaticamente remanejado para vagas de ampla concorrência.

NOME SOCIAL

Candidatos transgêneros, travestis ou transexuais têm o direito de ser tratados pelo gênero e pelo nome social por ele(a) indicado, durante a realização de todas as etapas do Classificatório. A solicitação deve ser realizada em selecao.ifpi.edu.br, nos dias 6 e 7 de outubro, seguindo as orientações do edital.

ATENDIMENTO ESPECIAL

Candidato com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e lactante poderá solicitar auxílio para realização da prova, de acordo com as especificações do edital. A solicitação também é on-line, em selecao.ifpi.edu.br, no período de 6 de outubro a 3 de novembro.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: