3 de outubro de 2025

Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol é investigado no Piauí 

O homem afirmou que sentiu dores abdominais e apresentou vômitos após ingerir bebida alcoólica
Estagiária
Publicado há 4 horas
Avatar de usuário

Tiago Mendes

Compartilhe:

Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado no Piauí (Foto: Heda)

Um paciente de 28 anos, ainda não identificado, foi internado nesta sexta-feira (03) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, com suspeita de intoxicação por metanol.

O homem afirmou que sentiu dores abdominais, apresentou vômitos e visão turva após ingerir bebida alcoólica. O hospital informou que deve divulgar uma nota oficial sobre o caso, que está em investigação.

Os sintomas começaram na quarta-feira (1º), depois que o paciente consumiu gin. Ele chegou a receber atendimento médico e foi liberado, mas voltou a apresentar os sinais de intoxicação, o que levou à internação.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) relatou que não tem confirmação de suspeita de intoxicação pela substância. O CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) ainda não foi notificado.

Ainda segundo a Sesapi, o Cievs já notificou todos os municípios sobre os procedimentos necessários em casos de suspeita de intoxicação por metanol. A fiscalização em bares fica a cargo dos municípios.

NOTA DA SESAPI

A Secretária de Estado da Saúde (Sesapi) informa que o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) recebeu um paciente com sintomas que levantaram a suspeita de possível intoxicação por metanol.

A unidade segue o protocolo institucional validado, elaborado com base nas diretrizes do Ministério da Saúde (Nota Técnica Conjunta nº 360/2025). O paciente permanece em acompanhamento clínico, sob medidas de suporte, e foram solicitados exames laboratoriais para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Todas as condutas estão sendo adotadas em conformidade com as recomendações oficiais.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) encaminhou o caso para a Polícia Civil, que enviou uma equipe ao local e vai iniciar os procedimentos de investigação para apurar a origem da possível substância.

As Secretarias de Estado da Saúde e da Segurança Pública do Piauí reforçam que todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a proteção da população.

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi)
Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI)


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: