4 de outubro de 2025

Confira como fazer a receita de doce de buriti típica de Inhuma, no Norte do Piauí

Receita é produzida por mãe e filho na região do Morro Vermelho.
Repórter
Publicado há 3 horas

Compartilhe:

Foto: TV Clube

Uma receita de doce de buriti típica de Inhuma, no Norte do Piauí, faz sucesso na região. A iguaria, além de saborosa, traz como ingrediente principal o fruto, rico em vitamina A e também das vitaminas do complexo B e C. Além disso, oferece ao organismo minerais como ferro, cálcio e potássio, e contém fibras, que auxilia na digestão.

A TV Clube foi até a região do Morro Vermelho acompanhar o passo a passo da produção do doce, feita por mãe e filho, que trabalham juntos carregando nas mãos a força de uma tradição que ultrapassa gerações.

O solo diferenciado e fértil, conhecido como ‘terra preta’, é de onde o produtor rural Eric Batista realiza as atividades de seu sustento. O local reúne as características ideais para o cultivo da cana-de-açúcar e do buriti.

De acordo com o produtor, os frutos brotam em abundância no solo sem a necessidade de intervenção humana. “O buriti nasceu naturalmente. É uma região em que vai nascendo e a gente vai deixando os pezinhos e vai crescendo, aí vai aumentando”, explicou.

Após colher os buritis, a segunda etapa da receita fica por conta da mãe do Eric, a também produtora rural Gerusa Santos, de 75 anos. Realizando o trabalho desde os dez anos, ela usa a experiência para dar um toque de mestre à produção.

Foto: TV Clube

Gerusa deixa os frutos de molho por dois dias para amolecer a casca. Após o tempo necessário, um a um os buritis vão sendo descascados pela idosa com uma faca.

Em seguida, Eric pressiona os frutos em movimento de círculos contra uma tela de inox semelhante a uma peneira para retirar a polpa. Engana-se quem pensa que os caroços não são descartados, eles são usados para ração dos animais.

A etapa seguinte da receita envolve a mistura da polpa com quantidade de açúcar proporcional na panela. Para mexer os ingredientes, o produtor rural utiliza um talo de buriti e muita força no braço.

Foto: TV Clube

Depois, é só levar ao fogo e continuar mexendo por cerca de 40 minutos até a mistura alcançar o ponto ideal do doce. Após esse processo, é só embalar ou servir.

Foto: TV Clube

O resultado é um produto consistente e com sabor concentrado do fruto, podendo ser consumido de maneira isolada ou acompanhando queijos e bolachas salgadas. Para Eric e Gerusa, o resultado representa um fonte de renda que reforça o laço entre mãe e filho.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: