6 de outubro de 2025

Intoxicação por metanol: Piauí registra segundo caso suspeito e órgãos criam protocolo de atendimento

Equipes da saúde, segurança e Vigilância Sanitária se reuniram para construir o protocolo do estado para casos de intoxicação por metanol. 
Estagiária
Publicado há 2 horas

Compartilhe:

Caso suspeito de intoxicação por metanol (Foto: g1)

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou, nesta segunda-feira (6), que investiga o segundo caso suspeito de intoxicação por metanol. Assim como o primeiro, o paciente foi hospitalizado em Parnaíba, no litoral piauiense. 

Ambos os pacientes deram entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). O primeiro na sexta-feira (3) e o segundo no sábado (4). “Ambos receberam atendimento médico, evoluíram bem e já receberam alta hospitalar”, informou a Sesapi em nota.  

As circunstâncias dos casos estão sendo apuradas pela Polícia Civil, em conjunto com as autoridades de saúde, que seguem acompanhando a situação e adotando todas as medidas necessárias conforme os protocolos vigentes.

Diante da situação equipes da saúde, segurança e Vigilância Sanitária se reuniram nesta segunda-feira (6) para construir o protocolo do estado para casos de intoxicação por metanol. 

Durante a reunião, foram definidas estratégias para garantir agilidade na identificação e tratamento das vítimas. Após a reunião, o secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que vai responsabilizar os profissionais de saúde do Piauí que não notificarem caso de intoxicação por metanol.    

“Os profissionais de saúde têm o dever legal de comunicar os casos suspeitos. Se isso não ocorrer, colocamos em risco vidas e a efetividade da resposta do sistema público de saúde”, afirmou o secretário.  

Durante a reunião, foi definido que a Vigilância Sanitária será encarregada por coordenar o grupo técnico responsável pela elaboração de uma Nota Técnica conjunta, que orientará hospitais e unidades de saúde sobre os procedimentos de coleta e notificação de casos suspeitos.   

Leia também:

Jovem com suspeita de intoxicação por metanol recebe alta em hospital de Parnaíba

Dois lotes de bebidas estão sendo analisados com suspeita de metanol no Piauí

Ministro da Saúde confirma notificação de caso suspeito de intoxicação por metanol no Piauí

Governo Federal vai comprar 150 mil antídotos contra intoxicação por metanol; caso no Piauí é investigado

Cegueira por metanol: quando o “álcool” não é para consumo


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: