
O professor piauiense Érico Gomes foi convidado para integrar um grupo internacional de especialistas que está elaborando o Guia Internacional da Opala, documento que vai definir critérios de classificação para todas as pedras preciosas.
O convite foi feito por Charles Abouchar, diretor da Confederação Mundial de Joalheria (CIBJO), a mais antiga e prestigiada entidade do setor. Érico é o único brasileiro entre os 15 especialistas que compõem o grupo.
“Eu fui convidado pela CIBJO, que é a maior entidade mundial de joalheria. Eles estão fazendo um guia mundial da opala, e eu fui chamado para escrever sobre a opala do Piauí, do Brasil. É um passo importante para a inserção da nossa opala no mercado mundial, com o devido reconhecimento”, destacou o professor.
A elaboração do guia teve início durante o Congresso da CIBJO, realizado em Bangkok, em 2017, e será um marco para o setor ao estabelecer padrões internacionais de qualidade e transparência na comercialização da opala. O objetivo é garantir consistência nos mercados globais e fortalecer toda a cadeia produtiva de gemas e joias.
A Confederação Mundial de Joalheria (CIBJO) representa todos os elos do setor, desde a mineração até o design final. O novo guia sobre a opala será um dos temas centrais do Congresso da CIBJO 2025, que acontecerá em Paris, entre os dias 27 e 30 de outubro. A expectativa é que o evento consolide um novo patamar de reconhecimento internacional para a opala produzida no Piauí.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
