
Atualizada às 9h30
Um paciente está internado em Teresina (PI) com suspeita de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas. Ele está em um hospital particular após relatar problemas renais e vai passar por exames nesta terça-feira (7) para fechar diagnóstico.
Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou que essa é a primeira notificação de um caso suspeito de intoxicação exógena por metanol. Outros dois casos suspeitos são investigados na cidade de Parnaíba, que deram entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), já receberam alta e aguardam resultados de exames para confirmar ou descartar a suspeita.
Em Teresina, “o paciente, um homem de 51 anos, deu entrada na rede privada de saúde da capital no dia 2 de outubro, após apresentar sintomas compatíveis com o quadro clínico. Atualmente, o caso segue em investigação, aguardando resultado de exames confirmatórios via Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN-PI)”, informou a FMS.
A FMS pontuou que “o homem teria consumido um destilado recém-adquirido e, no dia seguinte, começou a sentir os primeiros sintomas. Após alguns dias, procurou atendimento médico. A equipe de saúde responsável informou que o paciente passou por sessões de hemodiálise e apresentou boa resposta ao tratamento”.
DENUNCIAR CASOS
A população pode colaborar com as investigações denunciando casos suspeitos de comercialização de bebidas adulteradas à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC) e ao PROCON. Já os casos de suspeita ou confirmação de pessoas com intoxicação devem ser imediatamente comunicados ao CIEVS Teresina, pelo e-mail cievsteresina@gmail.com, e ao Centro de Informações Toxicológicas (CITOX) do Piauí, pelos telefones 0800-280-3661 ou (86) 98178-8257.
Dois lotes de bebidas estão sendo analisados com suspeita de metanol no Piauí
Ministro da Saúde confirma notificação de caso suspeito de intoxicação por metanol no Piauí
Cegueira por metanol: quando o “álcool” não é para consumo
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!