
O Governo do Piauí emitiu uma nota técnica conjunta com orientações para a sociedade em casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. O documento foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e o Ministério Público do Piauí (MPPI) e foi divulgado nesta quarta-feira (8).
A nota técnica estabelece protocolos de atendimento clínico, diagnóstico, tratamento e notificações dos casos, além de reforçar o papel dos órgãos de fiscalização no processo de coleta de amostras para identificação de bebidas adulteradas. Além disso, orienta a população quanto à importância de evitar o consumo de bebidas alcoólicas de origem desconhecida, bem como da denúncia.
A fabricação, venda e distribuição de bebidas adulteradas configuram-se como infrações sanitárias e crimes contra a saúde pública, conforme a nota. Os responsáveis pelas atividades estarão sujeitos a sanções previstas na Lei nº 6.437/77, que incluem multa, cancelamento de licenças e ainda interdição do estabelecimento.
O Piauí tem atualmente dois casos suspeitos de intoxicação metanol em investigação, já que outros dois foram descartados por apresentarem resultado negativo. As ocorrências deverão ser notificadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), tanto estadual quanto nacional, por meio dos seguintes canais:
- Ficha de notificação de intoxicação exógena por metanol após consumo de bebida alcoólica: https://redcap.link/notificacao_intoxi_metanol
- Formulário para notificação no CIEVS Piauí: portal.pi.gov.br/sesapi
- Formulário para notificação no CIEVS Piauí: portal.pi.gov.br/sesapi
A população pode acionar o Centro de Informações Toxicológicas (Citox) para orientações imediatas e denúncias pelos canais:
- Telefone 24h: 0800 280 3661
- WhatsApp: (86) 99497-0993
- Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001
Confira o fluxograma por intoxicação por metanol:
Veja também:
Dois lotes de bebidas estão sendo analisados com suspeita de metanol no Piauí
Ministro da Saúde confirma notificação de caso suspeito de intoxicação por metanol no Piauí
Cegueira por metanol: quando o “álcool” não é para consumo
Ministério Público orienta bares e restaurantes para evitar intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
