16 de outubro de 2025

Justiça determina exame de sanidade em policial acusado de matar sargento da PM do Piauí

Crime aconteceu após briga por vaga de estacionamento, em novembro de 2024.
Repórter
Publicado em 09/10/2025 06:00

Compartilhe:

O acusado, Raimundo Linhares da Silva (Foto: reprodução)

A Justiça do Piauí determinou a realização de um exame de sanidade mental no policial militar do Maranhão Raimundo Linhares da Silva, acusado de matar a tiros o sargento João de Deus Teixeira dos Santos, da Polícia Militar do Piauí. A decisão mais recente é da juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, da 2ª Vara do Tribunal Popular do Júri de Teresina, e foi assinada na última segunda-feira (6).

A medida tem o objetivo de avaliar as condições psicológicas do réu antes do julgamento pelo Tribunal do Júri. A decisão judicial atendeu a um pedido da defesa do acusado. O laudo resultante dessa avaliação deverá compor os autos do processo e servir de subsídio para a Justiça na condução do caso.

O crime ocorreu em 5 de novembro de 2024, após uma discussão por causa de uma vaga de estacionamento no bairro Parque Sul, zona Sul de Teresina. Durante o desentendimento, o sargento reformado João de Deus foi baleado na cabeça e, embora tenha sido socorrido e passado por cirurgia, não resistiu aos ferimentos.

O carro do PM foi entregue ao DHPP (Foto: reprodução)

A vítima morreu seis dias depois, no dia 11 de novembro, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O acusado, cabo Raimundo Linhares, fugiu do local após os disparos, mas se apresentou à polícia dois dias depois do fato. Em depoimento, alegou que atirou em legítima defesa.

A investigação da Polícia Civil, porém, concluiu que não houve legítima defesa por parte de Linhares. Com base no inquérito, o Ministério Público denunciou Raimundo Linhares por homicídio qualificado por motivo fútil, tendo como motivação a disputa trivial de estacionamento.

A audiência de instrução e julgamento do caso foi marcada pela 2ª Vara do Júri para o dia 7 de novembro de 2025, em Teresina, ocasião em que as novas perícias e depoimentos deverão ser apresentados e avaliados

Leia Mais:

Carro de policial do MA é entregue à polícia e irmão conta detalhes da discussão


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: