15 de outubro de 2025

Erês na Umbanda: a sabedoria das crianças que ensinam e curam com alegria

Os Erês trazem luz às giras e tocam corações com a sabedoria que só a infância carrega.
Editora
Publicado há 3 dias

Compartilhe:

Erê Flechinha (Foto: arquivo pessoal)

Na Umbanda, os Erês são entidades espirituais que se manifestam com a energia da infância, trazendo leveza, alegria e espontaneidade aos trabalhos espirituais. Neste 12 de Outubro, o Portal ClubeNews conversou com o Pai Maykon de Iansã, do Templo de Umbanda Caboclo do Sol e da Lua, sobre como os Erês ensinam com brincadeiras, curam com doçura e mostram caminhos com sabedoria.

A presença deles nos terreiros é marcada por cantigas, bombons, cores vibrantes e uma energia que convida à pureza do coração e à simplicidade da fé. “São espíritos puros que, no plano astral, possuem vestimenta espiritual como a de uma criança”, diz o pai de santo.

Os Erês também podem ser chamados de “encantados” e estão presentes em diversas áreas, como nas matas, nas cachoeiras, no mar, nas pedreiras, entre outros pontos de força da natureza. Apresentam-se sempre com um aspecto bem infantil, gostam de brinquedos, doces, frutas, suco de frutas, refrigerante e brincadeiras, cita Maykon.

Pai Maykon de Iansã (Foto: Arquivo pessoal)

O Pai Maykon de Iansã é acompanhado espiritualmente pelo Erê Flechinha, um indígena ligado às matas com senso de proteção da natureza. “Estar incorporado com ele, ou até mesmo na presença dele, me dá muita alegria, felicidade e leveza na minha vida”.

“Sempre que estou em um dia ruim e penso nele, quando ele vem ao meu socorro, sinto como se toda a tempestade passasse de repente e, ali, eu estivesse curado de tudo que aflige meu coração. A energia do Erê cura a nossa alma da forma mais pura e inocente possível”, comenta.

Maykon de Iansã comenta que os Erês podem ajudar a cultivar alegria, leveza e fé no dia a dia. “A mensagem deles sempre é clara: a vida é como uma flor, que nasce, cresce e devemos cultivar para que floresça e se torne bela. Assim é a vida, repleta de dificuldades, mas sempre tendo fé; com pensamentos positivos, tudo se resolve, independente das dificuldades e tempo que demore para que isso ocorra”.

“O (Erê) flechinha costuma sempre me dizer que um sorriso cura até mesmo o coração mais ferido, basta acreditar, assim como acreditamos no vento batendo em nosso rosto, mas não conseguimos ver. Então, com ele, aprendi que fé é o que move nossas vidas”, conclui.

MENSAGEM PARA CRIANÇAS E ADULTOS

Os Erês ensinam às crianças que a obediência aos pais é essencial, pois o respeito deve ser sempre seguido, além de ser o caminho para boas conquistas e recompensas, entre elas balas, doces e brincadeiras. Para os adultos, eles revelam que tudo na vida é passageiro e, mesmo diante das dificuldades, é preciso sorrir e acreditar que tudo dará certo. Sentir a criança interior sendo ouvida e renovada é uma experiência de liberdade e esperança que toca profundamente o coração dos adultos.

Maykon detalha que quando um Erê se manifesta no terreiro, é incontrolável a vontade de dar risadas, de pular, de cantar e dançar. “Sentimos de imediato uma energia de euforia, de felicidade, como se toda a maldade e angústia que estivesse nos afligindo fossem extintas. Após uma gira de Erê, não tem quem não saia completamente renovado do ambiente, pronto para vencer suas batalhas diárias”, comenta.

Foto: arquivo pessoal

DIA DAS CRIANÇAS NO TERREIRO

Pai Maykon de Iansã tem 31 anos e é umbadista desde os 14 anos; desenvolveu-se em um terreiro na cidade de Floriano (PI), sendo coroado pai de santo há 4 anos. Ele é dirigente do “Templo de Umbanda Caboclo do Sol e da Lua (TUCSL)”, fundado em 2022 com espaço físico a partir de 2023 no bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina.

No TUCSL, o dia das crianças é comemorado em duas etapas: primeiro, no dia 27 de Setembro, que é considerado o dia de Cosme e Damião na visão católica e, na umbanda, tem a data do Orixá Ibejis, que seriam os responsáveis pelos Erês.

“Em 27 de Setembro, fazemos uma grande festa em homenagem aos Erês, com muitas coisas que eles gostam (balões coloridos, brinquedos, balas, frutas, bolo, refrigerante etc) para celebrar a nossa criança interna e ter um momento que possamos extravasar nossa alegria”.

“Já para o dia das crianças, o TUCSL costuma fazer ações sociais para levar brincadeiras, doações e felicidade para crianças carentes em situação de rua ou orfanatos que cuidem dessas crianças”, diz o pai de santo.

Neste ano, o TUCSL organizou um momento especial com as crianças no Abrigo Reencontro, na zona leste de Teresina, mas o evento foi realizado ainda no mês de setembro. “Agora, para o mês de Outubro, teremos a celebração do dia das crianças com distribuição de saquinhos de doces e brinquedos para crianças carentes no bairro Torquato Neto (será dia 15)”.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: