Moradores de Simões denunciam a falta de água em vários bairros da cidade e relatam que algumas áreas estão há mais de 30 dias sem abastecimento. Segundo eles, o fornecimento tem sido feito apenas por meio de carros-pipa da empresa Águas do Piauí.
O problema, que começou nos bairros mais afastados, agora também atinge o centro da cidade. O abastecimento de Simões é feito pela adutora da barragem de Marruá, localizada no município de Patos do Piauí.
A dona de casa Lucy de Fátima contou que sua rua está há um mês sem água e relatou a dificuldade de realizar tarefas simples do dia a dia, como lavar roupas, por causa da falta de abastecimento.
“A minha rua está com mais de um mês sem água. Estou com o meu tanquinho cheio de roupa, sem lavar porque não tem água na torneira”, disse a moradora.

Transposição do Rio São Francisco
Nesta segunda-feira (13), acontece a primeira audiência pública na Câmara Municipal de Simões para debater a transposição do Rio São Francisco para municípios do Piauí. O projeto continua em fase de elaboração e planejamento.
Durante o evento, será apresentado o estudo de viabilidade técnica, social, ambiental e econômica do projeto, que pretende levar as águas do Rio São Francisco para 24 municípios do Piauí que enfrentam graves problemas de abastecimento.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Águas do Piauí informa que vem intensificando as ações para garantir o abastecimento de água em Simões durante o período de estiagem, quando há redução natural do volume da Barragem Salgadinha, um problema histórico que vem se agravando com o passar dos anos.
Desde que assumiu a concessão, em junho, a concessionária tem executado melhorias importantes, como o reforço do abastecimento por carros-pipa, a instalação de um reservatório móvel com capacidade de 70 mil litros, que injeta água diretamente na rede e a implantação de um barrilete no reservatório da cidade para otimizar o abastecimento. Hoje, o sistema conta com duas carretas de 30 mil litros e cinco caminhões de 15 mil litros em operação.
Também foi instalado um novo conjunto motor-bomba de 125CV na Elevatória 3 e está em andamento a interligação da adutora de Marruá, que garantirá reforço no abastecimento dos bairros Veneza e Saturnino. A Águas do Piauí reafirma seu compromisso com a continuidade e qualidade dos serviços e informa que seus canais de atendimento estão disponíveis 24h: 0800 223 2000 (ligações e WhatsApp) e Águas APP (Android e iOS).
Veja também:
Governo autoriza estudo de viabilidade técnica para transposição do Rio São Francisco no Piauí
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!