16 de outubro de 2025

Ex-secretária imediata do Dr. Pessoa tinha total controle sobre pagamentos e lotação de servidores, diz delegado

Ela e outras três pessoas foram presas temporariamente durante a Operação Gabinete de Ouro, deflagrada nesta terça-feira (14).
Publicado há 1 dia

Compartilhe:

O delegado Ferdinando Martins, coordenador do Departamento de Combate à Corrupção (Deccor), declarou que a ex-secretária imediada da Prefeitura de Teresina, Sol Pessoa, na gestão do Dr. Pessoa 2021-2024, tinha total controle sobre alguns atos administrativos. Ela é suspeita de participar de um esquema de corrupção na gestão municipal que envolvia pagamentos de fornecedores e lotação de servidores.

Ela e outras três pessoas foram presas temporariamente durante a Operação Gabinete de Ouro, deflagrada nesta terça-feira (14). Além dos mandados de prisão, as equipes policiais apreenderam documentos e eletrônicos.

O delegado comentou que “uma das investigadas tinha total controle sobre pagamentos, controle de terceirizados, definição de salários e lotação de servidores. Ela tinha motoristas e operadores financeiros para fazer pagamentos a favor dela”.

“Os fatos ficaram bem demostrados envolvendo a servidora pública, então chefe de gabinete, que centralizava todos os pagamentos; tinha toda gestão sobre todas as lotações, todas as pastas; inclusive sobre salários de alguns servidores comissionados, na típica ‘rachadinha’”, explicou Ferdinando.

O delegado também pontuou que a operação de hoje foi um trabalho inicial da investigação, que continuará com diligências.

“Hoje conseguimos sequestrar alguns veículos, apreender bens e comprovar algumas situações. Quatro indivíduos presos temporariamente. As diligências vão seguir para analisar depoimento e material apreendidos”.

O espaço está aberto para defesa de Sol Pessoa.

Sol Pessoa (Foto: Portal ClubeNews)

LEIA TAMBÉM: Silvio pede punição aos ex-servidores: “devolvam o que pertence a todos”

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Dr. Pessoa

O ex-prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, vem a público esclarecer que a senhora Sol Pessoa, mencionada em notícia sobre recente prisão, não possui qualquer grau de parentesco com ele, tratando-se apenas de coincidência de sobrenome.

Dr. Pessoa ressalta ainda que desconhece qualquer atividade irregular, ilícita ou atípica praticada por servidores durante sua gestão, muito menos com sua anuência ou conhecimento.

Durante o período em que esteve à frente da Prefeitura de Teresina, todos os contratos foram realizados mediante regular processo licitatório, a partir de solicitações das respectivas Secretarias, e com acompanhamento e fiscalização dos fiscais de contrato e da Secretaria Municipal de Administração.

Por fim, o ex-prefeito reafirma seu compromisso com a transparência, a probidade e o respeito ao erário público, valores que sempre pautaram sua vida pública e sua atuação como gestor.

Teresina (PI), 14 de outubro de 2025

Dr. Pessoa
Ex-Prefeito de Teresina


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias