15 de outubro de 2025

Dia do Professor: profissionais relatam a vocação e as gratificações do magistério no Piauí

No Piauí, mais de 16 mil professores atuam nas escolas estaduais, enquanto outros 22 mil estão matriculados em cursos de licenciatura.
Réporter
Publicado há 2 horas

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (15), é celebrado o Dia do Professor, data dedicada aos educadores que transformam a sala de aula em um espaço de descobertas, influenciando trajetórias e vocações.

A carreira no magistério continua atraindo muitos jovens. No Piauí, mais de 16 mil professores atuam nas escolas estaduais, enquanto outros 22 mil estão matriculados em cursos de licenciatura, preparando-se para assumir as salas de aula no futuro.

Paixão pela Língua e a Matemática

O professor Thiago Sousa, que nasceu em Fortaleza e reside há 13 anos em Teresina, atua como docente na área de línguas. Ele encontrou na sala de aula a realização de uma vocação que começou ainda na juventude. Com formação em Letras, ele se dedica ao ensino de português e francês, e acredita no poder transformador da educação.

“Eu sempre tive uma vocação para a questão da língua portuguesa. Depois, descobri o interesse por línguas estrangeiras, então fui para o francês. Tive vocação no sentido de sala de aula mesmo, de ser professor, até pelos testes vocacionais”, relatou Thiago.

Professor Thiago Sousa (Foto: Tv Clube)

Já o desejo e a facilidade em lidar com fórmulas de cálculo motivaram Alessandro a cursar licenciatura em Matemática. O futuro professor afirma que sua paixão é estimulada a cada aula que assiste.

“Tive grandes motivações para seguir nesse curso. Vários professores do Departamento de Matemática me inspiram ainda mais a me formar e exercer a profissão. Durante o curso, a gente vai se desenvolvendo e tendo contato com pessoas que já atuam na área, o que ajuda muito na evolução”, afirma Alessandro.

Certeza da escolha

A vocação para a docência também motivou o professor Gabriel Maldonado, que deixou sua cidade natal, São Carlos, no interior de São Paulo, para ensinar inglês em Teresina. Segundo ele, a certeza de ter feito a escolha certa vem dos resultados alcançados pelos seus alunos.

“É um momento de inspiração, o momento em que você escolhe uma profissão que permite ajudar as pessoas. A sensação de poder auxiliar nas trajetórias de vida delas, na escolha das próprias profissões, desperta um sentimento de gratificação e orgulho quando vemos os resultados aparecendo.”

Gabriel Maldonado (Foto: Tv Clube)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: