15 de outubro de 2025

Piauí lança rede integrada para monitorar emergências ambientais e climáticas

Além do lançamento, a Semarh confirmou que a portaria nº 151, que proíbe queimadas no Piauí, será prorrogada por mais 30 dias
Repórter
Publicado há 3 horas

Compartilhe:

Sala de monitoramento (Foto: Gabriely Correa/g1)

A Rede Verde-Laranja foi lançada, nesta quarta-feira (15), pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec). A iniciativa é uma estrutura integrada de monitoramento, emissão de torres e resposta rápida a emergências ambientais e climáticas do Piauí.

“Nós vamos informar o que vai ser competência da Semarh, e o que seria competência da Defesa Civil, para a gente poder cada vez mais antecipar, caso aconteçam inundações ou desastres. Para que possamos evitar danos maiores à população piauiense”, disse Feliphe Araújo, secretário da Semarh.

Além do lançamento, a Semarh confirmou que a portaria nº 151, que proíbe queimadas no Piauí, também será prorrogada por mais 30 dias.

Em entrevista à TV Clube, o secretário da Semarh, Feliphe Araújo, contou que a prorrogação da portaria foi uma recomendação dos técnicos da sala de monitoramento da pasta, mas que uma queimada controlada pode ser solicitada à secretaria.

“Lembrando que apesar da prorrogação, quem queira fazer a sua queimada, de forma controlada, pode solicitar uma autorização. Mas pra ser feito a queimada, tem que ter o acompanhamento ou de um profissional da Semarh, ou então de um brigadista da região”, explicou.

O gestor disse também que o monitoramento da pasta em incêndios permitidos é importante porque o fogo pode sair do controle.

O diretor de prevenção e mitigação da Sedec, Werton Costa, falou que os servidores das pastas irão fazer um treinamento para a atuação conjunta.

“A partir do momento que integramos esse dado, ele pode ser analisado conjuntamente. Nós vamos fazer um treinamento para que possamos atuar de forma sinérgica e isso quem ganha é a população. Não se fala mais em alerta da Semarh, da Defesa, é o alerta do Governo do Estado”, comentou o climatologista.

Sala de monitoramento da Rede Verde-Laranja (Foto: Gabriely Correa/g1)


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: