
O vereador Petrus Evelyn (Progressistas) requereu o cancelamento do Título de Mérito Legislativo concedido pela Câmara Municipal de Teresina (CMT) à ex-servidora comissionada da Prefeitura de Teresina, Suelene da Cruz Pessoa. Ela foi presa na terça-feira (14), no âmbito da operação Gabinete de Ouro, deflagrada pela Polícia Civil contra supostos atos de corrupção na gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD).
A solenidade de entrega da honraria à Sol Pessoa, como era conhecida no Palácio da Cidade, aconteceu no dia 15 de agosto de 2023. A ex-servidora foi indicada pelo ex-vereador Roberval Queiroz (PRD). Na época, Sol Pessoa atuava como chefe de gabinete da Prefeitura de Teresina.
Em sua justificativa, o vereador Petrus Evelyn defendeu que o pedido fundamenta-se nos novos fatos de conhecimento público que “maculam a honra e a idoneidade do homenageada”.
Segundo o Departamento de Combate à Corrupção (Deccor), ela é suspeita de participar de um esquema de corrupção na gestão municipal que envolvia pagamentos de fornecedores e lotação de servidores.
“Tais condutas, se confirmadas, ferem frontalmente os princípios da moralidade, da legalidade e da probidade administrativa, que devem pautar o reconhecimento de qualquer cidadão(a) por meio de honrarias concedidas por esta Casa Legislativa”, argumentou Petrus Evelyn.
A proposta de revogação foi protocolada na quarta-feira (14), na Câmara de Teresina, e vai tramitar pelas comissões temáticas antes de ser encaminhada para apreciação em plenário.
Sequestro de bens
Entre os bens dos envolvidos na operação “Gabinete de Ouro” sequestrados por determinação da justiça, está a mansão onde mora a ex-chefe de Gabinete da Prefeitura de Teresina, Suelene Pessoa, a Sol Pessoa.
A imponência do imóvel, avaliado em cerca de R$ 2 milhões, chama atenção entre as outras casas do conjunto residencial Hugo Prado, zona Sul de Teresina.
A Polícia Civil investiga para saber como ela teria adquirido o imóvel.
LEIA TAMBÉM:
Sol Pessoa e ex-servidores de Dr. Pessoa são alvos de operações contra corrupção em Teresina
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!