A cidade de Oeiras, no Sul do Piauí, registrou nesta segunda-feira (20) a primeira chuva em quase sete meses, trazendo alívio após registrar a maior temperatura do Brasil neste período. Moradores comemoraram e gravaram vídeos da precipitação.
No último dia 12 de outubro, Oeiras liderou o ranking nacional de calor, atingindo 40,9 ºC. Na ocasião, outros quatro municípios piauienses também ocuparam o topo da lista: Picos (39,3 °C), Teresina (38,6 °C), Valença do Piauí (38,4 °C) e Uruçuí (38,3 °C).
Segundo o climatologista Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, a chuva em Oeiras e em São Raimundo Nonato já era esperada. A previsão é que o período chuvoso na região dure mais dois dias, com volumes que variam entre 5 e 20 mm.

“Nenhum município piauiense estava registrando chuva [recentemente], exceto Esperantina […]. Hoje, todos os municípios da faixa do sertão, mais os municípios do cerrado, estão em condição de chuva”, afirmou Costa.
Werton Costa explicou que as mudanças climáticas intensificaram o calor durante o B-R-O-BRÓ, especialmente em regiões como o Vale do Canindé, Vale do Itaim e Serra da Capivara, devido a uma estação chuvosa anterior muito fraca.
“As temperaturas elevadas […] só estão maiores em todo o Piauí por causa do fator mudança climática e pelo fato da estação chuvosa ter sido ruim. A gente tem municípios que só choveu 35% do esperado”, concluiu.
Leia Mais:
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!