A Avenida Noé Mendes, localizada no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina, deixará de ter mão dupla e passará a operar em sentido único a partir de dezembro. A medida integra a implantação de um binário viário na região.
Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), o objetivo da mudança é reduzir o número de acidentes e melhorar o fluxo de veículos. A previsão é que a obra seja concluída e entregue no último mês do ano.
A alteração atende a uma reivindicação antiga dos moradores, que cobram mais segurança no trânsito local. Em visita à avenida, a TV Clube constatou diversas infrações, como motociclistas trafegando sem capacete e veículos avançando o sinal vermelho. Apesar dos quebra-molas existentes, a comunidade pede reforço na sinalização.
O líder comunitário Ricardo Campos afirma que o pedido pelo binário existe há mais de uma década.
“São muito mais carros trafegando e colocando em risco a vida de muita gente. A gente recebe a construção desse binário com alegria, porque é uma pauta que tem dez anos de reivindicação, e agora a gente vê sendo realizada”, pontuou.
A enfermeira Amanda Beatriz, que mora na área, relatou que os acidentes são constantes e que os congestionamentos prejudicam a circulação. “Tem acidente aqui toda semana, está quase intrafegável. Quando dá 7h da manhã e 5h da tarde não tem quem passe”, afirmou.
O engenheiro de tráfego da Strans, Alexandre Machado, informou que a previsão de finalização da obra é novembro. Após a conclusão, serão feitos os ajustes necessários no asfalto e na sinalização da via.
Machado detalhou o funcionamento do novo sistema viário. A Avenida Noé Mendes passará a ter sentido único, com duas faixas de rolamento no sentido Oeste-Leste. O fluxo oposto (Leste-Oeste) será direcionado para as ruas Martin Napoleão e Pedro Teixeira.
“A gente vai permitir que a Avenida Noé Mendes fique em um sentido […] e a Rua Martin Napoleão com Pedro Teixeira vai ser no sentido Leste-Oeste, ou seja, as duas vão ser só um sentido”, explicou o engenheiro.
Ele acrescentou que a nova configuração permitirá cruzamentos seguros. “Obviamente, dependendo das ruas que elas [as vias do binário] estiverem cruzando, [o condutor poderá] pegar para esquerda, direita ou direto”, finalizou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!