
A Lei Alice, foi aprovada por unanimidade, na manhã desta terça-feira (21), pela Câmara Municipal de Teresina. O projeto de lei prevê medidas de prevenção a acidentes em escolas de educação infantil da capital.
A proposta, de autoria do vereador Petrus Evelyn (PP), leva o nome de Alice Brasil, que morreu após ser atingida por uma penteadeira na brinquedoteca no Colégio CEV. Com a aprovação na Câmara, a lei segue agora para sanção ou veto do prefeito Silvio Mendes (UB).
“Não vou dizer que vai resolver tudo, mas é um primeiro passo para aumentarmos a fiscalização nas escolas e prevenir que novos casos assim aconteçam”, declarou o vereador Petrus Evelyn.
O projeto cria o Programa Municipal de Segurança Escolar, que exige inventário e checklist semestral de todos os móveis, brinquedos e equipamentos fixos, além de móveis presentes nas áreas de convivência das crianças. Os documentos devem conter data de aquisição ou instalação e o estado de conservação e identificação de riscos potenciais.
O texto prevê inspeção técnica semestral presencial, realizada por profissional habilitado ou agente credenciado pela prefeitura, com emissão de relatório circunstanciado sobre as condições de segurança de brinquedos, móveis e equipamentos em escolas.
Em caso de descumprimento as diretrizes estabelecidas pelo programa, as instituições de ensino estarão sujeitas a punição, como: advertência escrita e concessão de prazo para regularização, em caso de primeira ocorrência; em caso de reincidência, instituições privadas serão multadas proporcionalmente à gravidade da infração e à sua capacidade econômica, limitada a R$ 10 mil; já as escolas públicas terão a multa substituída por plano de correção obrigatório.
A aprovação do projeto na Câmara acontece quase duas semanas após a conclusão do inquérito da Polícia Civil, que apontou a morte de Alice Brasil como acidental.
LEIA TAMBÉM
Polícia aponta morte de Alice Brasil como acidente e conclui inquérito sem indiciados em Teresina
Irmão gêmeo de menina que morreu em colégio de Teresina presenciou morte da irmã
Criança de quatro anos morre dentro de escola na zona Leste de Teresina; aulas foram suspensas
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!