
Atualizada às 11h20
O início das operações da ferrovia Transnordestina, previsto para o dia 24 de outubro com o transporte de milho entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE), foi adiado devido à ausência de licença ambiental emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Uma nova data será comunicada.
Em nota à imprensa, a Transnordestina Logística informou que já possui autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) “para iniciar as operações comissionadas de transporte de cargas entre os estados do Piauí e do Ceará”.
“Todos os testes iniciais foram realizados com sucesso. Entretanto, continuamos aguardando a emissão, pelo Ibama, da Licença de Operação, sem a qual não é possível iniciar a operação”.
A previsão era da viagem inaugural durar aproximadamente 20 horas com o transporte de uma carga de milho. O trecho a ser percorrido seria 585 km de extensão.
De acordo com a Transnordestina Logística S.A (TSLA), no total, “a ferrovia terá 1.206 km de extensão e a obra emprega mais de 4 mil trabalhadores. A primeira fase tem 78% de avanço físico concluído”.
“Já foram executados 676 km da linha principal e, atualmente, 280 km da ferrovia estão sendo construídos em seis lotes simultaneamente. Nos lotes 4 e 5, estão sendo colocados trilhos, dormentes e brita num trecho de 108 km. Já os lotes 6, 7, 8 e 11 passam por obras de infraestrutura (bueiros, pontes, terraplanagem e viadutos) em 178 km”.
A TSLA ressaltou que “a fase 1 será finalizada em 2027, conectando a ferrovia com o Porto de Pecém (CE). E o trecho de 151 km, que passa por Eliseu Martins e Paes Landim, no Piauí, será retomado no início do ano que vem e a previsão de conclusão é para 2028, um ano e meio antes do previsto”.
O QUE DIZ O IBAMA
Em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esclareceu que, “até o momento, não foi possível emitir a Licença de Operação (LO) referente à ferrovia de responsabilidade da Transnordestina Logística S.A., uma vez que persistem pendências técnicas e documentais que impedem a devida conclusão do processo de licenciamento ambiental”.
Entre os principais pontos ainda não atendidos pelo empreendedor, o Ibama destacou:
“Ausência de aprovação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), instrumento essencial para assegurar a adoção de medidas preventivas e de resposta a eventuais situações de emergência durante a operação da ferrovia”.
“Ausência de manifestação favorável do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), considerando que o traçado da ferrovia afeta diretamente comunidades quilombolas”.
“A análise das informações complementares apresentadas pela empresa relativas ao Plano Ambiental de Operação (PAO) e ao atendimento das condicionantes ambientais, atualmente sob avaliação das equipes técnicas, protocolados respectivamente em 07/10/2025 e 15/10/2025”.
O Ibama ressaltou que “todas as análises técnicas vêm sendo conduzidas dentro dos prazos e procedimentos previstos e que os ajustes no cronograma de emissão da Licença decorrem exclusivamente da necessidade de garantir o cumprimento integral das exigências técnicas e legais que garantam a segurança socioambiental da operação”.
NOTA TRANSNORDESTINA
NOTA À IMPRENSA
23/10/25
Informamos que a Transnordestina Logística está pronta e possui autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para iniciar as operações comissionadas de transporte de cargas entre os estados do Piauí e do Ceará. Todos os testes iniciais foram realizados com sucesso.
Entretanto, continuamos aguardando a emissão, pelo IBAMA, da Licença de Operação, sem a qual não é possível iniciar a operação.
Por este motivo, lamentamos informar o adiamento do início da operação e dos eventos agendados no dia 24/10 em Bela Vista do Piauí e no dia 25/10 em Iguatu no Ceará.
A Transnordestina Logística, junto com o Ministério dos Transportes, não tem medido esforços para iniciar as operações o mais breve possível.
Continuamos trabalhando firme para o avanço das obras e em breve comunicaremos a nova data do início da operação comissionada.
Assessoria de Imprensa da Transnordestina Logística
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!