24 de outubro de 2025

Piauí recebe 224 unidades de medicamento inédito para o tratamento do câncer de mama

O Trastuzumabe Entansina é um tratamento que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial
Publicado há 3 horas

Compartilhe:

Trastuzumabe Entansina (Foto: Divulgação/ Sesapi)

O Piauí recebeu, na quinta-feira (23), 224 unidades do medicamento Trastuzumabe Entansina pelo Ministério da Saúde. O remédio, recentemente incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), serve para o tratamento do câncer de mama do tipo HER2-positivo, uma das formas mais agressivas.

Os frascos do medicamento foram entregues à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). De acordo com o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o remédio será destinado inicialmente aos hospitais que realizam o tratamento de câncer de mama pelo SUS.

“A distribuição seguirá o fluxo regulatório e os critérios clínicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), garantindo que o medicamento chegue com agilidade às pacientes que se enquadram no perfil terapêutico indicado”, explicou.

O Trastuzumabe Entansina é um tratamento que ainda apresentam sinais da doença após a quimioterapia inicial, geralmente em estágios mais avançados (como o estágio III). Segundo a Sesapi, “estudos indicam que a medicação pode reduzir em até 50% a mortalidade das pacientes com esse tipo de câncer”.

Fonte: Sesapi


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: