O número de trabalhadores por aplicativo no Brasil aumentou 25,4% entre 2022 e 2024. No Piauí, cerca de 10 mil pessoas atuam nessa área, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desses, 6 mil têm no serviço a única fonte de renda.
No estado, 29% dos trabalhadores por aplicativo fazem entregas e 17% prestam serviços profissionais. A renda mensal média é de R$ 2.996. Apesar disso, o ganho por hora é mais baixo em comparação com outras ocupações, já que a jornada é, em média, 5,5 horas maior.
Além disso, mais de 70% dos trabalhadores por aplicativo no Piauí atuam sem registro formal. Apenas 36% contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No Brasil, a categoria reúne 1,7 milhão de profissionais, mas ainda não tem regulamentação.
Motorista por aplicativo desde 2018, Joelson Silva encontrou na profissão sua principal fonte de renda. Formado em Geografia, ele contou que se identificou com a atividade.

Para garantir o sustento, Joelson trabalha cerca de 10 horas por dia e adota estratégias para conseguir corridas mais lucrativas.
“Tem que ter horário, de despesas, carro, combustível, trajeto, para poder dar certo, porque os custos são altos. A necessidade faz com que a gente vá trabalhar, garimpar os passageiros e uma rotina massiva para conseguir alcançar as metas e os objetivos”, contou.
O presidente da Cooperativa de Motoristas por Aplicativo, Érico Araújo, avaliou que os altos gastos são um entrave para o exercício da profissão, provocando um rotatividade maior nas plataformas.
“Tem muito motorista entrando e saindo da plataforma todo o tempo porque uns conseguem se viabilizar porque já têm um carro mais econômico, mais novo. Já quem entra com um carro mais velho tem que ter uma manutenção contínua no carro, não consegue se manter. A mesma coisa é para os de moto”, disse.
Araújo destacou que planejamento e bom atendimento são essenciais para aumentar os ganhos dos motoristas.
“Ele tem que ter um carro bem alinhado, consumindo pouco. Ele tem que saber atender bem a população. Não é só pegar, dirigir e achar que vai fazer uma corrida atrás da outra e vai ganhar dinheiro”, explicou.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
