
A Agenda Teresina 2030 lançou, nesta terça-feira (28), a maratona “Pense Quente, Teresina – Cabeça fervendo, cidade evoluindo”, com apoio do Conselho Regional de Engenharia do Piauí. O desafio é destinado a estudantes e professores da capital a produzirem pesquisa com foco no calor extremo.
A intenção é fomentar e acelerar pesquisas científicas sobre o impacto do calor extremo sob os mais diversos aspectos, tornando a capital uma cidade-laboratório de inovação climática.
O edital da maratona “Pense quente, Teresina!” e o formulário de inscrições estarão disponíveis no site da prefeitura. O documento contém informações sobre inscrição, critérios e cronograma. O resultado será divulgado durante a programação do ClimaTHE 2025 – III Conferência do Clima de Teresina, entre os dias 26 e 28 de novembro.
Os projetos devem seguir três eixos norteadores: Saúde e vulnerabilidade social; Infraestrutura urbana e conforto térmico e Governança, dados e adaptação climática. A pesquisa científica aplicada e prática deve oferecer soluções para os desafios identificados, podendo incluir metodologias de coleta de dados, modelagens, indicadores ou tecnologias aplicáveis à mitigação ou adaptação.
Fases de seleção e premiação
A maratona terá duas etapas de avaliação:
- Primeira Etapa – Análise da Proposta: Serão selecionadas as 5 propostas com as maiores notas com base em critérios como originalidade, relevância, consistência (metodologia, cronograma) e experiência da equipe. O resultado final desta fase será divulgado em 24/11/2025.
- Segunda Etapa – Avaliação do Pitch: As cinco equipes selecionadas farão uma apresentação (pitch) de no máximo 5 minutos para a banca julgadora no dia 27/11/2025 , durante a programação da 3ª Conferência do Clima de Teresina (CLIMATHE25), que ocorre entre 26 e 28 de novembro de 2025.
O resultado final e a premiação serão anunciados no dia 27/11/2025, às 17 horas. Serão premiadas as três primeiras propostas.
As equipes vencedoras receberão um incentivo financeiro de R$ 3.000,00 cada como taxa de bancada para o desenvolvimento exclusivo da pesquisa. Os projetos vencedores também contarão com o apoio técnico e institucional dos organizadores para que os objetivos sejam alcançados.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
