
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto de Metrologia do Piauí (IMEPI) realizaram uma vistoria técnica na balança do aterro sanitário da capital, que controla a pesagem dos caminhões envolvidos na coleta e transporte do lixo em Teresina.
A inspeção foi solicitada pela chamada CPI do Lixo que investiga possíveis irregularidades na coleta dos resíduos sólidos na capital. O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Fernando Lima (PDT), o relator Deolindo Moura (PT), e o vereador Eduardo Draga Alana (PSD) acompanharam a ação.
Segundo a CPI, o objetivo é verificar a conformidade e a regularidade do funcionamento do equipamento, a fim de apurar denúncias investigadas pela comissão sobre possíveis irregularidades na pesagem dos resíduos sólidos.
A parceria com o Inmetro foi firmada após reunião realizada em Brasília no mês passado, quando Fernando Lima, esteve com o presidente do Inmetro, Márcio André, e o diretor de planejamento, Maycon Danylo.
Durante a visita, o órgão federal colocou sua estrutura técnica à disposição da CPI por meio da unidade delegada no Piauí, garantindo apoio às investigações e à fiscalização.
O vereador Fernando Lima disse que o acompanhamento da aferição faz parte das medidas de transparência e controle conduzidas pela CPI do Lixo.
“Nosso objetivo é assegurar que todos os contratos e serviços relacionados à coleta e ao tratamento de resíduos sólidos estejam sendo executados corretamente, sem distorções que possam impactar o erário público”, declarou o parlamentar.
Acompanhe o blog Bastidores da Notícia: clique aqui!
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
