14 de novembro de 2025

Equatorial Piauí orienta sobre o que fazer em casos de fios caídos após acidentes ou chuvas

Situações com cabos partidos exigem atenção redobrada e acionamento imediato da distribuidora.
Atualizado há 6 dias

Compartilhe:

Em casos de cabos partidos ou em contato com o chão, a orientação é clara: manter distância e acionar imediatamente a Equatorial Piauí. Situações como essas podem ocorrer por diferentes motivos, desde acidentes com postes até condições climáticas extremas, como ventos fortes e chuvas intensas.

O alerta é do técnico de segurança do trabalho da Equatorial Piauí, Ronaldo Feitosa, que participou do quadro Você + Seguro, da ClubeNews FM, e reforçou os cuidados essenciais nesses momentos.

Conforme o técnico, nunca se deve tentar remover o fio, nem com galhos, pedaços de madeira, cabos de vassoura ou qualquer outro objeto. Mesmo cabos de telefonia e internet podem representar perigo, já que utilizam a mesma estrutura dos postes e podem estar energizados.

“O cidadão comum nem sempre consegue diferenciar se o cabo é da rede elétrica, de telefonia ou de internet. Então, por via das dúvidas, o mais seguro é não se aproximar e ligar imediatamente para o 0800 086 0800, o canal gratuito da Equatorial”, reforçou.

Riscos em veículos e ambientes molhados

Ronaldo também destacou o que deve ser feito em casos de acidentes de trânsito com poste derrubado. Se o fio cair sobre o carro, a recomendação é não sair do veículo até a chegada da equipe da distribuidora.

“O carro funciona como uma espécie de ‘gaiola’ isolada pelos pneus. O risco aparece quando a pessoa tenta sair e toca o solo e o veículo ao mesmo tempo, permitindo a passagem da corrente elétrica pelo corpo. Se houver necessidade extrema de sair, o ideal é saltar com os dois pés juntos e se afastar pulando, sem abrir as pernas, para evitar a chamada tensão de passo”, orientou.

Durante o período chuvoso, os riscos são ainda maiores, pois a umidade do solo facilita a condução da energia. Em hipótese alguma deve-se usar água para tentar conter fogo em fios ou equipamentos elétricos, pois a água é excelente condutora de eletricidade e pode causar choques graves.

“A prioridade é proteger a vida. Identificou o problema, ligue para a Equatorial. Temos equipes preparadas e sistemas que permitem isolar automaticamente a área afetada, garantindo o atendimento rápido e seguro”, disse Ronaldo Feitosa.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: